FUP cobra regime específico para petroleiros que atuam na malha do gás em todo o país

Imprensa da FUP

A FUP tornou a cobrar da Petrobrás Transporte uma solução para os problemas dos trabalhadores que atuam na Malha do Gás. Junto com os sindicatos de Duque de Caxias, Espírito Santo e Unificado-SP, a Federação tem lutado para que a empresa corrija as distorções nos regimes e jornadas de trabalho dos técnicos de operação, manutenção e segurança que fazem atendimento externo nos gasodutos em todo o páis. Como estão sob regime administrativo, com sobreaviso parcial, eles sofrem com sobrecarga de trabalho excessiva e, na maioria das vezes, sem folgas.

Em reunião no dia 22 de novembro com a Petrobrás Transporte, a FUP reiterou a necessidade da empresa resolver esta distorção, criando um regime de trabalho específico para os petroleiros que exercem atividades externas nos gasodutos. A Federação cobrou que a subsidiária aumente o percentual do adicional da Malha do Gás, desvinculando-o do pagamento do sobreaviso, e resolva as demandas dos trabalhadores em relação às horas extras e folgas.

A Petrobrás Transporte está avaliando as reivindicações. A luta por melhores condições de trabalho na Malha do Gás começou a se intensificar a partir das intervenções do Sindipetro Caxias, com conquistas importantes no Terminal de Campos Elíseos. A mobilização ganhou reforço dos sindicatos Unificado de São Paulo e Espírito Santo. A luta da FUP agora é por um acordo nacional, que beneficie todos os trabalhadores da Malha do Gás.