Comissão que apura caso P-31 inicia reuniões e representante do NF orienta categoria a se manter informada

A diretora do Sindipetro-NF, Déborah Simões, que representa a entidade na comissão que apura as causas do rompimento de duas amarras da plataforma P-31, no último dia 5, informou ontem à noite, durante o programa NF ao vivo, que as reuniões do grupo começaram na última terça, 11, e seguirão com trabalhos diários até que as informações sobre as circunstâncias do acidente sejam levantadas. A sindicalista destacou a importância da participação da representação dos petroleiros e das petroleiras.

“A comissão de investigação já foi instituida e está trabalhando diariamente a fim de identificar e tratar as causas que levaram ao acidente. É muito importante a participação do NF. É muito importante que os trabalhadores se mantenham informados”, afirmou Déborah.

O programa também contou com a participação do coordenador geral do Sindipetro-NF, Tezeu Bezerra, que cobrou que haja mais transparência em relação às informações do caso não apenas na comissão, mas sempre que solicitado pelo sindicato. Uma das questões que precisam ser melhor entendidas é sobre o histórico de inspeção nas amarras do navio.

Também dialogaram sobre o caso P-31 e sobre outros aspectos relacionados à segurança e à saúde dos petroleiros e petroleiras os sindicalistas Raimundo Teles, da secretaria de SMS da FUP, e Antônio Carlos Pereira, o Bahia, da área de saúde da CNQ (Confederação Nacional do Ramo Químico). Eles destacaram que nos últimos anos houve um abandono da área de segurança no Sistema Petrobrás, que começa agora a aparecer em forma de acidentes.

Confira a íntegra do programa: