Candidatos aos Conselhos Deliberativo e Fiscal da Petros que têm o apoio do Sindipetro-NF e da FUP começaram, na manhã de hoje, um giro pela região para conversar com os petroleiros e petroleiras sobre as suas propostas para a Fundação.
Estão na região os candidatos titulares ao Conselho Deliberativo, Radiovaldo Costa (Chapa 65) e Vinícius Camargo (Chapa 66), e os candidatos ao Conselho Fiscal, Silvio Sinedino e João Antonio de Moraes (ambos da Chapa 51, como titular e suplente).
O giro começou pela base de Cabiúnas, em Macaé, onde os candidatos participaram de reunião setorial com os trabalhadores na entrada da empresa. Depois, eles seguiram para a sede do Sindipetro-NF em Campos dos Goytacazes, onde participam da reunião semanal dos aposentados.
Na reunião em Campos, o candidato Radiovaldo destacou o amadurecimento da categoria petroleira em relação aos temas da Petros, com um grande crescimento do nível de informações sobre o funcionamento do plano.
Ele destacou que esta mobilização está promovendo avanços na busca por resolução do problema grave dos equacionamentos, pressionando a Petrobrás a assumir maior parcela de responsabilidade no aporte de recursos para sanar o déficit.
“A Petrobrás usava a força do seu controle do plano da Fundação, indicava o presidente, indicava os diretores, botava os conselheiros, tinha o voto de minerva e teve erro atrás de erro. Hoje temos vários problemas na Fundação, especialmente no plano Petros 1”, afirmou, defendendo uma reversão desse quadro.
Para ele, todo o interesse da categoria sobre o tema vai se reverter em ainda mais pressão sobre empresa, além de qualificação para a fiscalização e o debate em torno das questões complexas que envolvem um plano de previdência.
A passagem dos candidatos aos conselhos da Petros continua nesta quinta, 07, e na sexta, 08, com conversas com os trabalhadores nos embarques e desembarques para as plataformas no Heliporto do Farol de São Thomé.
[Fotos: Luciana Fonseca]