Em evento da ANP, diretor do Sindipetro-NF cobra inclusão dos trabalhadores na construção das regulamentações de segurança

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no whatsapp

O diretor do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira, participou hoje, 26, do SOMA 2023 – XI Workshop de Segurança Operacional e Meio Ambiente promovida pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Bicombustíveis – ANP O evento está sendo realizado durante a OTC Brasil 2023, no ExpoMag (Rua Beatriz Larragoiti Lucas, s/n – Cidade Nova, Centro do Rio de Janeiro/RJ).

Durante o evento, foi apresentada a análise de desempenho de segurança operacional das atividades de exploração e produção (E&P) de petróleo e gás natural, conforme o Relatório Anual de Segurança Operacional de 2022.
Foram discutidos os destaques relacionados às fiscalizações em novos projetos, à investigação de incidentes, à inserção do risco carbono e aos desafios de segurança operacional e meio ambiente por diferentes perspectivas da indústria.

Alexandre fez uma fala e parabenizou pela profundidade das ações da ANP, entretanto fez uma crítica construtiva sobre a Agência ter hoje sua ação muito voltada a indústria. “Na nossa visão não basta ter um regulamento e as empresas cumprirem o mesmo. E que esta relação seja suficiente para aprimorar a política de Segurança das Unidades. Se isso fosse verdadeiro, não seria necessário o papel fiscalizador a ANP. E também não teríamos acidentes relacionados a falta de investimentos em manutenção ou a soluções tecnicamente inseguras devido a questões econômicas” – disse Vieira.

O diretor do NF também sugeriu que a agência em seus regulamentos e ações, coloque os trabalhadores como integrantes desse processo, por entender que estes são as grandes vítimas e para a proteção destes, que os regulamentos devem estar voltados.

“Os trabalhadores podem ser grandes aliados da agência nos processos de fiscalização, por estarem no dia a dia da operação e são os maiores interessados em manter a segurança das instalações. Bem como pela evolução dos regulamentos” – frisou Vieira no evento.