Sindicato recebe denúncias de trabalhadores que utilizam as aeronaves da empresa Costa do Sol

O Sindipetro-NF vem recebendo desde a última semana, uma série de denúncias de trabalhadores que utilizam as aeronaves da empresa Costa do Sol para embarques e desembarques offshore. Segundo os relatos, a empresa responsável realiza voos em condições não favoráveis, o que gera insegurança e desconforto aos trabalhadores.

Na semana passada, dia 4 de janeiro, uma aeronave da Costa do Sol Modelo S76c+ que prestava serviço para a empresa petrolífera Perenco e transportava trabalhadores offshore, quase caiu no mar durante uma operação de transbordo entre as instalações de Carapeba I e Carapeba II.

Um vídeo que circulou nas redes sociais, mostrava o helicóptero com dificuldades de voo após perder o controle devido ao mau tempo, colocando em risco a vida da tripulação. Dentre as mensagens que o Sindicato vem recebendo, estão pedidos de ajuda psicológica a quem enfrentou a situação da última semana e relatos de trabalhadores que já viveram alguma situação de risco.

Veja abaixo alguns dos relatos:

“Até agora não foi disponibilizada nenhuma ajuda psicológica para os trabalhadores que quase caíram no mar. Com certeza eles estão traumatizados com o que viveram”.

“Ajudem os trabalhadores, eles correm riscos diários viajando em helicópteros que não prezam pela segurança!”.

“Já desembarquei pela empresa Costa do Sol sob condições climáticas desfavoráveis e logo após a decolagem, uma luz acendeu no painel indicando que a porta do piloto estava aberta. Somente ao final do voo, já chegando no aeroporto é que o piloto conseguiu fechar a porta, ou seja, ele veio voando mais baixo e em velocidade reduzida seguindo uma orientação do manual”.

O Sindicato repudia qualquer prática que esteja em desacordo às normas de segurança e a partir dessas denúncias, as informações serão apuradas. “Seguiremos atentos para montar esse quebra-cabeça. Qualquer situação como essa, comuniquem ao Sindicato. A saúde e a segurança do trabalhador são prioridade”, disse o diretor do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira.

Para fazer denúncias ou mais informações, o Sindipetro-NF disponibiliza o e-mail: [email protected] e [email protected]