RIGOR TOTAL EM TODAS AS ATIVIDADES

A Nova Operação Chega de Contar com a Sorte quer mostrar, novamente, que as normas de segurança, para a Petrobrás e demais empresas do setor petróleo, existem apenas para ficar no papel e alimentar o papelório da burocracia das certificações. Nesta mobilização indicada pelo sindicato, a categoria tem mais uma portunidade de demonstrar que as empresas não estão preparadas para produzir mantendo o atendimento às próprias regras que criam ou que a legislação prevê.

A mobilização desta segunda, 16, também foi convocada para marcar a passagem dos 26 anos da tragédia de Enchova e para que a categoria mostre que está indignada com a face triste da Petrobrás que ganhou as manchetes da imprensa nos últimos dias. Não basta o sindicato denunciar, os orgãos fiscalizadores atuarem e a imprensa divulgar. É preciso que os trabalhadores mostrem toda a sua reprovação em relação às suas condições de trabalho.
As assembleias deste final de semana nas plataformas da Bacia de Campos devem contar com as participações de petroleiros de todas as empresas do setor petróleo. É preciso mobilizar o máximo de trabalhadores possível para as assembleias, para que elas, em si mesmas, representem uma grande mostra de força e unidade (à semelhança da assembleia histórica dos trabalhadores da P-33, no último dia 7).

Procedimentos da Nova Operação “Chega de contar com a sorte!”

Perguntas que devem ser respondidas antes de qualquer trabalho:

1 – É atribuição do cargo de cada empregado envolvido de acordo com a descrição dos cargos do PCAC?

2 – Os empregados envolvidos são os responsáveis por cada etapa do trabalho de acordo com a matriz de responsabilidades da unidade?

3 – Expõe pessoas aos riscos identificados pelos trabalhadores nas pendências da plataforma? Compromete a segurança pelas carências de efetivo identificadas pelos trabalhadores?

4 – Respeita as diretrizes de SMS?

5 – Respeita os princípios operacionais o E&P que determina que “na dúvida, pare”?

6 – Existe um procedimento específico para o trabalho? O procedimento está aprovado e disponível no sistema? As pessoas que vão realizar o trabalho estão treinadas nesse procedimento?  O procedimento será respeitado?

7 – Existem condições seguras para a realização do trabalho de acordo com o procedimento de emissão de PT´s? O trabalho foi planejado, analisado e programado? Caso o procedimento exija, foi emitida uma PT? A PT está preenchida corretamente e assinada pelas pessoas certas?

8 – Estão sendo atendidos todos os limites e as exigências estabelecidos no manual de segurança?

9 – Respeita todas as normas regulamentadoras (NR´s) do Ministério do Trabalho e Emprego? As pessoas que vão realizar o trabalho estão qualificados/treinados conforme preconizam as NR´s para realizar esta tarefa?

10 – Caso a resposta de uma ou mais perguntas seja negativa: não executar, não acompanhar e não liberar o trabalho até que a causa seja solucionada.