Trabalhadores Da KN Açu aprovam proposta de ACT com mais de 90% dos votos

Em assembleia on line realizada no dia 22 de fevereiro, os trabalhadores da KN Açu aprovaram com 90% dos votos a favor da proposta do Termo Aditivo ao Acordo Coletivo de Trabalho 2022/2024 apresentada pela empresa.

Na Assembleias, o técnico do Dieese, Calos Takashi explicou que o reajuste salarial de 3,94% apenas corrige a inflação do período, mas os valores fornecidos para Vale Alimentação eram inferiores aos índices de reajuste para alimentos segundo o IPCA, e que deveria constar o valor de R$ 928,75, ou seja, uma diferença de 14 reais, sob o percentual de 5,54% para recuperar o aumento dos preços. Quanto ao Vale Refeição, Takashi mostrou que havia perdas por conta do incipiente aumento, pois segundo o índice IPCA para refeição fora do domicílio, o valor deveria ser R$ 756,07, ou seja, uma perda de R$ 29,00.

Os advogados Rodrigo Maia e Nathan, explicaram a dinâmica das discussões do ACT e comentaram que o atual termo aditivo estava no limite de negociação, considerando a data base do ACT que é junho. Também apresentaram os pequenos avanços durante as negociações, a importância dos trabalhadores na construção da luta coletiva e  da sindicalização para melhores reajustes e cláusulas.

A votação teve duração de 24 horas e foi realizada através de plataforma online Confluir.