Solenidade de abertura começa com homenagem à greve de 95

Às 20h30 teve início a solenidade de abertura da 2a. Plenafup. Participam da mesa o Coordenador da FUP, João Moraes, o representante da CUT e da Coordenação de Movimentos Sociais, Antônio Carlos Spis, da CTB, Divanilton Pereira, o secretário da CNQ, Cairo Correa, do MST, Marina Santos, o presidente da Petros, Wagner Teixeira e o Coordenados do Sindipetro Unificado, Itamar Sanches.

O Coordenador da FUP, João Moraes, falou da importância de buscar lembrar e homenagear, bebendo da fonte o que foi a greve de 95. A greve foi resultado do entendimento de toda categoria da importância da unidade nacional. “Essa greve pôs a nú o que representava o neoliberalismo e conseguiu barrar a privatização da Petrobrás” – afirmou.

Moraes citou todos que participaram da direção da FUP e chamou a companheira Luiza Botelho, ex-diretora do Sindipetro-NF e diretora da federação na época para se homenageada. Luiza, muito emocionada falou no orgulho de ter participado daquela greve e ressaltou a importância dos diretores dos sindicatos que seguravam a greve na base, fazendo o enfrentamento diário. “Tivemos salários cortados, vivemos momentos difíceis e muitos trabalhadores sobreviveram com as cestas básicas doadas pelos sindicatos. Esses foram momentos marcantes, temos que ter responsabilidade com a história que estamos fazendo hoje” – concluiu Luiza