Facilidades e Manutenção: Sindicato não aceita redução nos postos de trabalho

Mesmo após duas reuniões com a Petrobrás, o Sindipetro-NF não considera satisfatoriamente esclarecidos vários temas sobre a mudança anunciada pela empresa em relação às atividades de Manutenção e Facilidades. Um dos pontos mais graves é o de que ficou que claro que haverá diminuição no número de postos de trabalho. O sindicato se reuniu com a companhia nas terças 13 e 20 e, nas duas ocasiões, reafirmou que não aceitará redução de efetivo.
O NF sempre defendeu que a empresa discuta o efetivo mínimo nas plataformas e chegou a levar o assunto a uma mesa de entendimento com a DRT – quando a empresa intensificou o esvaziamento das unidades para realização de cursos no período de embarque. A entidade é contra qualquer tentativa de reduzir pessoal com o consequente acúmulo de serviços.
O sindicato também registrou em reunião com a companhia sua preocupação com a segurança das atividades em relação a liberação e realização de serviços e que incentivará os trabalhadores a cobrarem e denunciarem eventuais desrespeitos as restrições previstas nas normas regulamentadores (NR-10, NR-15,NR-33 e do anexo II da NR-30 por exemplo) e no plano de cargos e salários.
Para o sindicato, qualquer modificação que venha a ser implantada pela Petrobrás é de responsabilidade da gestão da empresa e, diferentemente do que andam afirmando alguns gerentes,de forma alguma a cláusula terceira do acordo do Dia de Desembarque é uma concordância tácita do sindicato com as mudanças que, somente dois anos depois estão sendo estruturadas pela empresa. A cláusula previa um prazo de 120 dias, expirado no final de 2008, para a implantação da mudança para o regime de turno.
Os gerentes não admitem que haverá redução do efetivo ou comprometimento da segurança,embora o sindicato tenha evidências do contrário. De acordo com a empresa, o modelo foi testado em Enchova e é semelhante ao implantado nas plataformas de perfuração próprias da Petrobrás. Em reuniões anteriores a entidade havia tomado conhecimento e divulgou o piloto de Enchova, porém não recebeu retorno da Petrobrás ou relato formal da unidade sobre os impactos do projeto que previa a extinção do cargo de coordenador de facilidades.