Assembléias estão avaliando proposta de PLR conquistada pela FUP

Os trabalhadores do Sistema Petrobrás estão avaliando nas assembléias a nova proposta de quitação da PLR 2009, conquistada dia 22, no processo de negociação conduzido pela FUP. Nas bases do Sindipetro-AM, a proposta está sendo aprovada por unanimidade. Os trabalhadores das bases do Sindipetro Unificado de São Paulo também estão aprovando a proposta de PLR na Recap (Mauá), no Edisp e nos terminais onde as assembléias já foram iniciadas.

A categoria também está referendando nas assembléias a pauta de reivindicações econômicas aprovada na II Plenafup e autorizando a FUP a estabelecer o processo de negociação com a Petrobrás e suas subsidiárias. As assembléias prosseguem no final de semana e seguem até o final do mês.

Negociação garantiu aumento de 12,43% no piso

Desde que a Petrobrás apresentou no dia 19 de maio a sua primeira proposta para quitação da PLR 2009, a FUP reagiu à tentativa da empresa de querer reduzir os valores dos trabalhadores com salários mais baixos. A pressão da Federação, cobrando uma nova proposta, além de forçar a Petrobrás negociar uma proposta que era tratada pela empresa como definitiva, garantiu um aumento de 12,43% no piso.

Cerca de 40 mil petroleiros serão beneficiados pela nova proposta, dos quais 21.943 garantirão integralmente o aumento de 12,43% no piso. Esses trabalhadores receberão os mesmos valores conquistados na PLR 2008, após uma greve de cinco dias, em março do ano passado. Uma mobilização que também influenciou na negociação da PLR 2009, cuja conjuntura se mostrava desfavorável à categoria diante da queda de 24% do lucro da Petrobrás, em relação ao exercício de 2008, e do aumento de dois mil trabalhadores no efetivo da empresa. Ao forçar a Petrobrás a negociar, a FUP arrancou uma proposta de PLR mais justa, contemplando os trabalhadores com salários mais baixos.