Acompanhe a programação diária da vigília pelo fim dos PEDs

Da Imprensa da FUP – Os trabalhadores do Edisen e a população que circula no entorno do prédio têm vivenciado uma rotina diferente nas últimas semanas, desde que os sindicatos petroleiros e as associações de aposentados do Sistema Petrobrás iniciaram no dia 20 de junho uma vigília em frente à sede da estatal, na Rua do Senado, Centro do Rio de Janeiro.

O acampamento organizado pelas entidades que integram o Fórum em Defesa dos Participantes e Assistidos da Petros tem recebido militantes e lideranças de todo o país, em uma vigília unitária para pressionar a direção da Petrobrás a atender as propostas apresentadas pelas entidades para acabar com os Planos de Equacionamentos de Déficits (PEDs) dos PPSP-R e PPSP-NR.

Em baixo de uma grande barraca de lona, aposentados e pensionistas se revezam em colchonetes e cadeiras de praia, dispostos na passarela que dá acesso ao Edisen.

Esta semana, a organização da vigília iniciou uma série de atividades, que inclui, exibição de videos, dança, ginástica laboral e rodas de conversa, com convidados que falam sobre assuntos de interesse da categoria petroleira e temas relacionados à defesa da soberania energética e ao desenvolvimento social do Brasil.

Com uma programação diária, os debates na lona do acampamento estão sendo transmitidas ao vivo pelo canal da FUP no Youtube. Por lá já passaram o líder do PCO, Eduardo Lopes, que falou sobre a importância da mobilização em defesa do povo palestino e do ato do próximo domingo,30/06, em São Paulo; o pequeno agricultor e ativista Beto Palmeira, do MPA, que falou sobre a importância da Petrobrás para a soberania alimentar; e o atuário e assessor da FUP, Luiz Felipe Fonseca, que fez uma análise do relatório do GT Petros.

Nesta quinta, 27, a vigília recebeu pela manhã o economista do Dieese que assessora FUP, Cloviomar Cararine, que fez um histórico sobre o plano de saúde AMS, que, junto com a Petros, é o benefício mais importante para a categoria petroleira, principalmente os aposentadas e pensionistas.

Na parte da tarde, foi a vez da conselheira eleita, Rosangela Buzanelli, que representa os trabalhadores no CA da Petrobrás, falar sobre as mudanças que estão ocorrendo na gestão da empresa e as perspectivas futuras para reconstrução e fortalecimento da estatal petrolífera.

Nesta sexta, 28, a roda de conversa será com o petroleiro Tadeu Xavier, do Sindipetro NF, que fará às 10h uma análise de conjuntura sobre o Brasil atual, o setor petróleo e a geopolítica mundial. Às 15h, a vigília recebe Roberto Oliveira, do MAB, para falar sobre transição energética justa e crise climática.

A vigília segue por tempo indeterminado, até que a diretoria da Petrobrás implemente as propostas que foram construídas pelas associações de aposentados e sindicatos de petroleiros no GT Petros.

Acompanhe a programação diária ao vivo pelo canal da FUP no Youtube: @FUPBRASIL