20º Congrenf encerra após amplos debates sobre os desafios e oportunidades que o setor de petróleo e o Brasil terão pela frente

Entre os dias 2 e 4 de julho, a sede do Sindipetro-NF em Macaé foi palco do 20º Congresso dos Petroleiros e Petroleiras do Norte Fluminense (Congrenf), um evento que, apesar de não acontecer em um ano de pauta econômica na Petrobrás, foi marcado por intensos debates e reflexões. Com o tema “Bacia de Campos: O Futuro do Setor de Petróleo, a Luta dos Trabalhadores e a Defesa da Soberania”, o congresso reuniu trabalhadores, líderes sindicais e personalidades renomadas da política para discutir temas cruciais para a categoria.

O 20º Congrenf contou com a presença de figuras importantes da política nacional, como o teólogo Leonardo Boff, o petista Delúbio Soares e o Secretário Nacional de Política Social, Renato Simões. Essas personalidades trouxeram suas perspectivas e enriqueceram os debates, contribuindo para uma discussão ampla e aprofundada sobre os desafios e oportunidades que o setor de petróleo e o Brasil enfrentam atualmente.

Wellington Silva Ferreira, funcionário da Petrobrás, lotado na base de Imbetiba participou pela primeira vez do Congresso e ficou impressionado com a organização e a estrutura do sindicato. “Do lado de fora, nos passam a impressão que o movimento sindical é uma bagunça. Só quando a gente começa a participar que vê que aqui é um espaço social de debate com muito respeito mútuo. Isso só nos dá mais vontade de participar e estra na luta” – comentou.

“Durante muito tempo não participamos de atividades do movimento sindical, por conta disso, os trabalhadores da Inteligência e Segurança Corporativa acabaram tendo suas pautas deixadas de lado. Hoje sabemos da importância de participar, para que tenhamos reconhecimento financeiro e profissional. Se não tivermos representatividade nesses fóruns, não mudamos nada” – disse Ferreira.

Debates e Mesas Redondas

Durante o congresso, foram realizadas diversas mesas de debates sobre conjuntura brasileira, o futuro da Bacia de Campos e uma reflexão profunda sobre os cenários ambiental, energético e político do Brasil. Também aconteceram grupos de trabalho sobre Saúde, Combate às opressões, Pautas locais, Plano de Cargos e Salários, PPP, PLR Petros, AMS e Setor Privado que elaboraram propostas para dar sustentação às lutas da categoria e apresentar na Plenária Nacional da Federação Única dos Petroleiros (Plenafup).

Avaliação do Coordenador do Sindipetro-NF

Sergio Borges, coordenador do Sindipetro-NF, fez uma avaliação positiva do evento: “O 20º Congrenf foi um sucesso. Tivemos três dias na sede de Macaé debatendo pontos importantíssimos, com a ampla participação da categoria petroleira. Desde aposentados e pensionistas, incluindo setor privado, pessoal offshore e administrativos. Mesmo sendo um ano sem debates econômicos, vemos que temos uma série de desafios a frente, como a PLR, Planos de Cargos e também o principal ponto da categoria petroleira nesse momento que é o debate para a solução dos PEDs.  Conseguimos apontar caminhos para fortalecer a nossa luta que serão encaminhadas à Plenária Nacional da FUP”

O encerramento do Congrenf deixou um sentimento de esperança e determinação nos participantes. A sensação geral era de que, apesar das dificuldades, a união e a força coletiva são capazes de promover mudanças significativas e garantir a defesa dos direitos dos trabalhadores e da soberania nacional.

Comemoração e Confraternização

Além dos debates políticos, o congresso também foi um momento de celebração. No segundo dia do evento, houve uma comemoração especial pelo aniversário de 28 anos de fundação do Sindipetro-NF, reforçando os laços de confraternização e união entre os participantes.

Acesso às Mesas de Debates

Para aqueles que não puderam participar presencialmente, todas as mesas de debates do Congrenf estão disponíveis na íntegra no YouTube do Sindipetro-NF.

O 20º Congrenf se encerra com a certeza de que a luta continua e que, juntos, os trabalhadores e trabalhadoras poderão conquistar um futuro mais justo e soberano.