Petrobrás entra com ação da RSR e empurra categoria para greve

Após a reunião de ontem, 1 de agosto, entre movimento sindical e Petrobrás, a empresa tomou a drástica medida de entrar com Ação Coletiva de Cobrança do RSR de mais de 7 mil trabalhadores, o que pode resultar na devolução dos valores recebidos pela categoria.

Esse valor é de natureza alimentar, recebido de boa fé pela categoria após uma decisão judicial definitiva favorável aos trabalhadores. A ação da Petrobrás, com um forte impacto econômico e social, representa um ataque direto aos direitos conquistados, especialmente para muitos aposentados que já enfrentam dificuldades financeiras devido ao equacionamento.

“Com requinte de crueldade, a estatal ingressou em 1° de agosto contra mais de 7 mil trabalhadores da base do Sindipetro-NF. Boa parte desse contingente é de aposentados que já estão em dificuldades financeiras por conta do equacionamento. Por que estão empurrando os trabalhadores para a greve? Será um plano para a Petrobrás sair de vez da Bacia de Campos?” – questiona o Coordenador do Sindipetro-NF, Sergio Borges.

Do ponto de vista dos trabalhadores, essa ação da Petrobrás é vista como inaceitável, um tratamento desrespeitoso a quem sempre contribuiu para o crescimento da empresa. Não há uma obrigação processual para essa medida, mas sim uma interpretação conveniência do corpo jurídico da empresa, que ignora o impacto devastador na vida dos trabalhadores.

Diante desse cenário, a direção sindical do NF está determinada a intensificar suas ações, planejando aumentar o número de setoriais nas próximas semanas, para em seguida chamar assembleias até a realização de um Seminário de Greve. A mobilização total da categoria é essencial, sugerimos que os trabalhadores comecem a fazer reuniões por plataforma para definir os próximos passos nessa luta.

É crucial que todos os trabalhadores citados no processo se filiem ao Sindipetro-NF, reforçando a importância da unidade para enfrentar essa situação. Veja quem pode se filiar:

Trabalhadores que eram filiados ao NF mas, por algum motivo se desfiliaram: é exigida a refiliação.
Transferidos para outras bases:  a filiação é sugerida..
Trabalhadores  que não entraram com ações pelo NF, preferindo ações individuais:  se quiserem ser representados pelo sindicato, precisarão se filiar.

Para todos os casos, dada a excepcionalidade da ação, não será exigida a carência de seis meses de filiação.

Os trabalhadores interessados em receber informações sobre a RSR podem participar do grupo específico. Segue o link de acesso: https://chat.whatsapp.com/CEJtuNrzbZy7Ll3a6l5bzG