Trabalhador escapa por pouco de acidente com alto potencial letal na P-19

Um trabalhador de empresa terceirizada que presta serviço à Petrobrás na plataforma P-19, na Bacia de Campos, foi ferido pela corrente de um âncora que se desprendeu, no último sábado. De acordo com relatos da categoria, o caso aconteceu por volta das 16h e o trabalhador foi desembarcado às 19h para receber atendimento médico em terra.

“Foi um acidente que teve alto potencial. Uma amarra com várias toneladas  que acabou atingindo o trabalhador, mas, segundo informações, ele está bem, já teve alta do hospital. Mas é um acidente que tinha realmente um alto potencial de ferir gravemente ou até de morte. Mais uma vez um trabalhador foi salvo por um triz”, informa o diretor sindical Johnny Souza.

O Sindipetro-NF não recebeu ainda a CAT (Comunicação de Acidente de Trabalho) sobre o caso. Há informações não oficiais de que o trabalhador estaria atuando fora da sua função. Para a entidade continua a ser muito grave o quadro de insegurança nas unidades da Bacia de Campos, especialmente após o sucateamento enfrentado pela empresa nos últimos anos.

A plataforma P-19 está com três amarras soltas, o que compromete a estabilidade da unidade. É o segundo caso de plataforma que apresenta problemas com as amarras em menos de um mês. Outra unidade, a P-38, também teve amarras rompidas recentemente. Nos dois casos os petroleiros considerados não essenciais para a operação no momento foram desembarcados.

Na avaliação do Sindipetro-NF, o rompimento de amarras, que além da instabilidade geral riscos graves de acidentes como o que ocorreu em P-19, é mais um sintoma da falta de investimentos em segurança das instalações e dos trabalhadores nas áreas operacionais.

O Sindipetro-NF acompanha todos os casos e solicita à categoria petroleira que mantenha o envio de informações para a entidade pelo e-mail [email protected]. O sindicato mantém sigilo acerca da identidade do denunciante.