Trabalhadores de várias bases da FUP mobilizados na sexta , 27

A estratégia de mobilização surpresa adotada pelos sindicatos continua sendo tem intensificada em todas as bases da FUP. Os trabalhadores continuam em estado de greve, dando seqüência às paralisações surpresa e outros encaminhamentos de mobilização, informados pelos sindicatos às vésperas do movimento. Os petroleiros estão reforçando a deliberação coletiva da categoria: com punição, não tem acordo!

Nesta sexta-feira, 27, os petroleiros de Minas Gerais fizeram corte de rendição no turno de zero hora na Regap. Os trabalhadores terceirizados das empreiteiras que atuam na refinaria continuam em greve desde o dia 23. O Sindipetro-MG recebeu uma nova proposta das empresas prestadoras de serviço, porém, os trabalhadores rejeitaram por unanimidade.
Em Linhares, no Espírito Santo, os petroleiros também estão mobilizados, cortando a emissão de PT (Permissão de Trabalho) das duas maiores unidades de tratamento de gás do estado (Caçimbas e Lagoa Suruaca) e da plataforma PPR1 (Peroá 1). Os trabalhadores da terceirizada Proen entraram nesta sexta (27) no décimo quinto dia de greve em Linhares. O Sindipetro-ES tentou, mais uma vez, retomar as negociações, mas a prestadora de serviços continua negando-se a atender às reivindicações da categoria.
Em São Paulo, a gerência da Transpetro continua cometendo ações antissindicais, tentando impedir as mobilizações dos trabalhadores. Em Guararema, os dirigentes sindicais foram impedidos de entrar no Terminal para conversar com os trabalhadores. No dia 19 deste mês, houve a gerência de Guararema já havia agido da mesma forma, impedindo o acesso dos diretores do Unificado-SP.
Na Replan e no Terminal de São Caetano do Sul, foram realizadas operações padrões, onde os trabalhadores do turno e HA fixaram faixas com dizeres: “Com Punições não tem acordo”. Além disso, os dirigentes do Sindipetro Unificado de São Paulo informaram os encaminhamentos do Conselho Deliberativo da FUP aos trabalhadores.
Na Bahia, o Sindicato dos Químicos e Petroleiros realizou pela manhã reuniões setoriais da campanha reivindicatória com os trabalhadores do conjunto Pituba e deram sequência aos protestos contra as punições. Com apitos, os sindicalistas estão percorrendo todos os andares, reunindo os trabalhadores para falar sobre a campanha.
Em Pernambuco e na Paraíba, os trabalhadores também estão mobilizados e realizaram nesta sexta (27) atrasos na entrada do expediente, no Terminal de Suape (PE), no gasoduto de Jaboatão (PE) e no Terminal de Cabedelo.
No Amazonas, os trabalhadores da Reman e do TA Manaus cortaram nesta sexta (27), pela manhã, a emissão de PTs e estão participando de reuniões setoriais com os dirigentes do Sindipetro-AM para discutir a campanha reivindicatória. Os petroleiros estão reafirmando a deliberação de com punição, não tem acordo.
Na quinta-feira (26), os petroleiros de Manaus e dirigentes da FUP cobraram do governo Lula uma solução para o impasse criado pela Petrobrás, que tem se recusado a cancelar as punições arbitrárias, decorrentes da greve de março. Os trabalhadores realizaram uma grande mobilização, durante a inauguração do gasoduto Coari-Manaus, que contou com a presença do presidente Lula, do presidente da Petrobrás, José Gabrielli, de vários ministros, parlamentes, além da diretoria executiva da estatal.
No Céará, na área de produção Fazenda Belém, os trabalhadores da Petrobrás e terceirizados também aderiram ao indicativo surpresa do sindicato, de suspensão das PTs, interrompendo, também os serviços de manutenção.
Os sindicatos continuarão realizando mobilizações ao longo da semana.