SETOR PRIVADO: Assembleias na Perbras a partir de hoje

Os petroleiros da Perbras têm assembleias nas unidades de hoje até o domingo, 29, para apreciar a contraproposta de Acordo Coletivo dos Trabalhadores apresentada pela empresa. O sindicato tem incentivado a mobilização e todo possível avanço depende, agora, da demonstração de força dos trabalhadores.

As atas com os resultados das assembleias podem ser enviadas para o Sindipetro-NF (por fax, pelo número 27659550) até às 12h da segunda, 30 de novembro.

A participação massiva nas assembleias é uma das formas de demonstrar grande união e organização. A expectativa do NF é o de que o resultado da apreciação da contraproposta seja o mais representativo possível da categoria.

No quadro abaixo, o sindicato faz uma síntese das principais reivindicações dos trabalhadores, em confronto com o que foi proposto pela empresa.

Resumo da contraproposta

PLEITO DO SINDICATO
CONTRAPROPOSTA DA EMPRESA
PLR 2008
Empresa se nega a pagar PLR 2008
Adiantamento PLR 2009
Empresa se compromete a pagar PLR 2009 após fechar balanço anual – sem adiantamento
Melhorias no Plano de saúde
Desoneração da mensalidade do Plano de Saúde/odontológico para o trabalhador. O trabalhador que pagava R$ 36,00 por mês, a partir de novembro pagará 25% do valor da consulta (tabela do plano) quando a fizer. Os demais procedimentos, como raio x, ultrassonografia, cirurgia, não serão pagos pelo trabalhador.
Auxilio deslocamento
Não concede
ICV DIEESE + 5% (ganho real) – para todos;

Aumento do piso salarial
Concedeu índice de reajuste 4,45% (INPC) e propõe conceder um índice escalonado de ganho real para os trabalhadores entre 0,55% e 1,5%
Gratificação de férias a 100%
Aumento da gratificação de férias de 33% (como previsto na lei) para 40%