O Sindipetro-NF denuncia que trabalhadores a bordo da plataforma P-40, na Bacia de Campos, estão atuando sob risco de contaminação por Covid-19. Nos últimos dias, três trabalhadores desembarcaram com sintomas: dois deles testaram positivo. A partir de relatos da categoria, o sindicato identifica falhas nos protocolos de saúde por parte da Petrobrás.
“Conversando com o trabalhador aqui, identifiquei uma falha básica de protocolo. Somente colocaram como contactante o pessoal do mesmo camarote. Mas isso não faz mais nenhum sentido, pois não há mais o uso de máscaras. Assim, o número de contactantes próximos é muito maior”, explica o coordenador do Departamento de Saúde do Sindipetro-NF, Alexandre Vieira.
O próprio sindicalista está tomando medidas de prevenção, utilizando máscara e trabalhando homeoffice, por ter sido um dos contactantes com um trabalhador que testou positivo (após desembarcar e fazer o exame por conta própria). A área de saúde da Petrobrás realizou testes apenas em quem apresentou sintomas, quando o correto seria testar todos os trabalhadores.
O sindicato orienta a categoria a convocar uma reunião extraordinária de Cipa e a exigir a testagem de todos os trabalhadores a bordo.
“Está evidente que o vírus está circulando na plataforma. A Petrobrás, em vez de testar todo mundo, só quer testar quem tem sintoma, esquece que tem assintomático e que a Covid ainda é uma questão muito grave. Foram 605 mortes nas últimas semanas. Esse protocolo da empresa é um absurdo”, reforma Vieira.
Arrogância da área de saúde
O sindicato também denuncia que, diferentemente do que acontece com outras áreas da empresa, não tem conseguido manter um diálogo com a área de saúde da Petrobrás. Em todos os contatos tentados pela entidade, a área médica responde que é para procurar a área de Recursos Humanos ou de Relações Sindicais. “Eles não querem ouvir o sindicato, não abrem um canal direto, por aí já dá para ver a postura arrogante e irresponsável”, denuncia o diretor do NF.
Confira vídeo do diretor Alexandre Vieira sobre o caso