O Sindipetro-NF esta participando, ontem e hoje, em São Paulo, de encontro de centrais sindicais brasileiras com o Secretário Geral da IndustriALL Global Union, Atle Høie. A entidade global representa mais de 50 milhões de trabalhadores em 140 países, nos setores de mineração, energia e manufatura. A categoria petroleira sendo representada pelo coordenador do Departamento Financeiro do NF e diretor da FUP, Sérgio Borges, e pelo coordenador da FUP, Deyvid Bacelar.
“É um evento que trouxe o secretário geral da IndustriALL aqui para o Brasil e tem como perspectiva fazer uma avaliação das diversas centrais e sindicatos, ramos que compõem a IndustriALL, e apontar quais são os principais diagnósticos e desafios. A IndustriALL se propõe a priorizar quatro eixos temáticos, um deles de fortalecimento do movimento sindical, através das campanhas de filiação, conseguir mais filiados e conseguir mais representação, o outro é através da renovação de quadros do movimento sindical, trazendo mais mulheres, jovens e negros, outra questão que estão apontando é o impacto da transição energética no mundo, e finalmente a questão da responsabilidade social das empresas e do movimento sindical”, explica Borges.
Em seu perfil no Instagram, a CNQ (Confederação Nacional do Ramo Químico) também registrou a troca de experiências com a IndustriALL no Brasil. “Junto a Atle Høie e à vice-presidenta da IndustriALL para a região da América Latina e Caribe, companheira Lu Varjão, está em debate o panorama da indústria brasileira, passando por seus desafios e perspectivas, bem como a importância da articulação internacional para que o movimento sindical apresente suas contribuições na construção de políticas de desenvolvimento e na defesa dos direitos de trabalhadoras e trabalhadores”, afirma a CNQ.
Além de Borges e de Deyvid, participam das atividades da IndustriALL no Brasil o presidente da CNQ, Geralcino Teixeira, o Secretário da Regional Sudeste I, Rosalina Silva, e o Secretário de Formação Política e Sindical, Franciso Salles, e as lideranças sindicais Danielle Franco (Químicos do ABC) e Célia Assis (Químicos de SP).