O Sindipetro-NF se reuniu com o RH da Petrobras no dia 27 de novembro para tratar de diversas demandas dos trabalhadores. A reunião abordou temas relevantes como transporte, escalas, alimentação, segurança e condições de trabalho em diferentes unidades.
Na reunião, a Petrobras identificou algumas falhas apontadas pelo Sindipetro-NF, como atrasos e problemas nas rotas de ônibus em Cabiúnas, e comprometeu-se a analisar e buscar soluções, mas não definiu prazos. Sobre questões como embarque eventual e inconsistências nas escaladas, a empresa afirmou que investigará as situações e retornará em reuniões futuras. No caso do turno eventual para Técnicos de Segurança, a companhia declarou estar implementando “onde couber”, mas com lacunas ainda
Para o NF, a empresa não apresentou respostas concretas ou compromissos de mudanças imediatas. manteve uma postura de avaliação em diversas pautas. O Sindipetro-NF reforçou em mesa a necessidade de avanços e continuará cobrando soluções.
Veja abaixo os principais pontos discutidos:
Cabiúnas: Rotas e atrasos nos ônibus
A Petrobras reconheceu falhas em tratar a alteração de trajetos já avaliada pelos trabalhadores através da CIPA. Informou que não havia dado andamento até essa semana. No entanto, não foi definido um prazo para a solução. A empresa também analisará atrasos nos trajetos internos e a possibilidade de realocação do relógio de ponto para evitar prejuízos aos trabalhadores.
Quanto aos atrasos que já ocorreram, o sindicato ficou de apontar as datas.
Orientação do NF: Os trabalhadores devem informar as datas de atrasos no ponto através do e-mail [email protected], especificando “Problemas com o Apontamento do Ponto” no assunto.
Turno eventual para Técnicos de Segurança do Trabalho (TST)
A Petrobras afirmou que tanto na UN-ES, quanto na UN-BC está implementando o turno eventual “onde couber”. Trabalhadores que não tiveram o apontamento correto devem enviar períodos e evidências para o e-mail [email protected], com o título “Turno TST Plataforma XXX”.
Embarque eventual
A companhia se comprometeu a verificar por que o procedimento de frequência não foi revisado e se há orientação para não negativar trabalhadores em casos de embarques eventuais. O tema será retomado na próxima reunião.
Escalas e apoio operacional
Foram destacadas as faltas de regularidade nas escalas das gerências de apoio operacional. O Sindipetro-NF formalizará a reclamação por ofício e orienta os trabalhadores a enviarem informações, anexando as escalas completas dos setores e documentos relacionados para [email protected], com o assunto “Falta de Regularidade na Escala”.
O NF reafirma que todos os anexos enviados guardam de total sigilo e proteção da fonte por parte do SindipetroNF.
Aposentados: acesso em Imbetiba
Foi sugerida a simplificação do acesso à base para aposentados com conta bancária na unidade e o retorno do crachá azul. O sindicato formalizará a demanda e do retorno do acesso com crachá azul.
Qualidade da alimentação
Problemas persistem com a alimentação em plataformas como P-48 e P-43. Em P-62, relatos apontam a ausência de itens básicos, como azeite. A necessidade de fiscalização primeirizada em cumprimento ao ACT. As cobranças serão feitas via ofício, solicitando uma reunião específica.
O sindicato também levantou denúncias de possíveis demissões em retaliação à greve da hotelaria.
Deslocamento para Açu e Farol de São Tomé
O sindicato denunciou inconsistências no tratamento dos trabalhadores que precisam se deslocar entre unidades. Em Açu, há atraso no pagamento de horas, e no Farol, casos de insegurança exigiram intervenção policial.
Orientação: Os trabalhadores devem enviar comprovações de atrasos ou problemas para [email protected] com o título correspondente, como “Apontamento de Horas Açu”.
Insegurança no Farol de São Tomé
O Sindipetro-NF reforçou a cobrança de revisão dos preceitos de prevenção da ISC no Farol de São Tomé, lembrou do fato ocorrido no heliporto onde houve confusão e necessidade de chamar a polícia, o que mostrou fragilidade.
Pintura Simplificada ou preservação
O Sindipetro-NF reafirmou o entendimento de desvio de função e vai reforçar a necessidade de reunião específica sobre o assunto, por meio de ofício.
Retorno do rodízio de voos
Devido a reclamação de unidades que permanecem em horários menos privilegiados a anos, O sindicato reforçou a necessidade de retonar ao rodízio de horários de embarque.
Transporte na madrugada
O Sindipetro-NF reforçou que os trabalhadores que embarcam nas unidades devem ser transportados em horários normais de trabalho, segundo o próprio procedimento da Petrobras. Devendo a empresa colocar os trabalhadores dos voos mais cedo o mais próximo possível dos locais de embarque.
Planos de saúde
O sindicato alertou para irregularidades em planos de saúde oferecidos por terceirizadas, que cobram coparticipação em cirurgias além do previsto. O NF afirmou que a Petrobras ainda não cumpriu seu compromisso dos trabalhadores de todas as áreas operacionais, estarem com o plano de saúde para a família.
Também comunicou as irregularidades que algumas empresas estão fazendo, ao disponibilizar planos de saúde que além da coparticipação de 25% em consultas e exames, cobra coparticipação em cirurgias. O NF vai reforçar a cobrança por ofício.
Encaminhamentos
O Sindipetro-NF reforçará as cobranças por meio de ofícios e continuará monitorando o cumprimento dos compromissos assumidos pela Petrobras. Os trabalhadores devem contribuir com informações detalhadas acima para fortalecer as demandas coletivas.
A união e participação de todos é essencial para garantir avanços nas condições de trabalho e o respeito aos direitos da categoria.