Todos às assembleias até esta segunda, 26, nas plataformas

Prosseguem até amanhã, nas plataformas da Bacia de Campos, as assembleias convocadas pelo Sindipetro-NF para avaliar os indicativos de rejeição da contraproposta da Petrobrás, apresentada no último dia 20, e de realização de paralisações surpresa. O sindicato avalia que é muito importante haver uma participação massiva dos trabalhadores.

Além da rejeição da proposta,a Federação e o sindicato indicam a realização de paralisações surpresa, sem divulgação de calendário, em razão de esta ter sido uma das principais recomendações dos representantes das bases nos seminários de greve realizados pelos sindicatos petroleiros.

Os petroleiros estão indignados com o fato de a companhia ter alterado apenas itens econômicos em sua contraprosta. Para o sindicato, trata-se de um desrespeito à categoria, que também prioriza temas ligados à segurança e, nesta Campanha, tem como condicionante a retirada das punições aos trabalhadores grevistas do movimento de março de 2009. “Em menos de um mês, a Petrobrás teve a coragem de apresentar à categoria duas contrapropostas inaceitáveis, ignorando a pauta dos trabalhadores.

Além de não propor nada em relação ao cancelamento das punições, a empresa sequer se dignou a responderas principais reivindicações sociais, seja em relação à ampliação dos benefícios ou à melhoria das condições de trabalho. O RH está tratando um acordo de dois anos,que é estratégico para os petroleiros,como se fosse algo meramente econômico”, disse a FUP.

Na última sexta, 23, na SS-55, navio operado pela Brasdril na Bacia de Campos, o petroleiro Francisco Alexandro de Lima, 38 anos, sofreu grave acidente e teve perdeu mão esquerda, com uma amputação na altura do antebraço, numa trágica confirmação da insegurança na qual atuam os trabalhadores.Francisco, que é empregado a Baker, teve uma mão tragada por um secador de cascalho e passou por cirurgia em Macaé.

Calendário de Assembleias

Indicativo:

– Rejeição da Contraproposta à Pauta de Reivindicações apresentada pela Petrobrás em 20 de outubro de 2009.

Assembleias

Plataformas – De 23 (sexta) a 26 (segunda) de outubro, com retorno das atas até 27 (terça), às 12h.

27, terça – PT – 07h30

27, terça – P. Campista – 13h

28, quarta – Del. Campos – 10h

28, quarta – Tecab (Grupo D e ADM) 8h

28, quarta – Tecab (Grupo C) 16h

29, quinta Tecab (Grupo A) 0h.