A falta de condições adequadas para enfrentar as altas temperaturas no verão do Rio de Janeiro tem sido motivo de insatisfação entre os trabalhadores das empresas contratadas pela Petrobras na região de Imboassica, em Macaé. Entre os principais problemas apontados estão a ausência de ar-condicionado no contêiner da TK Group, localizado no Parque dos Tubos, e a insuficiência de ventilação nos vestiários, afetando os trabalhadores diariamente.
Há seis meses, o Sindipetro-NF solicitou à Petrobras a instalação de quatro ventiladores para amenizar o desconforto térmico, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.
O contêiner da TK Group, utilizado como almoxarifado, não possui climatização adequada, expondo o almoxarife a um ambiente de extremo desconforto térmico. O local é frequentado por outros funcionários que precisam retirar ferramentas, aumentando a circulação de pessoas e agravando a situação. De acordo com informações apuradas pelo Sindipetro-NF, a Petrobras já adquiriu um aparelho de ar-condicionado para o local, mas a instalação ainda não foi realizada, mesmo após sete meses de espera.
Para Anderson da Silva, diretor do sindicato, a demora na adoção dessas medidas demonstra uma falta de prioridade quando se trata do bem-estar dos trabalhadores. “A compra e a instalação de ventiladores e ar-condicionado não são feitas a tempo de encarar as altas temperaturas, o que gera um grande desconforto. Isso mostra que o conforto térmico do trabalhador não está entre as prioridades das empresas contratantes”, criticou.
Diante do cenário, o Sindipetro-NF segue cobrando providências para garantir melhores condições de trabalho, especialmente diante das altas temperaturas do verão. A categoria aguarda respostas e medidas concretas para minimizar o impacto do calor extremo no dia a dia dos trabalhadores.