Diretores do NF inspecionam obras do Gascab III

Durante essa sexta, 31, os diretores do Sindipetro-NF, Gédson e Wilson, acompanharam o início das obras do ponto de chegada do Gascab III em Barra do Furado, representando a Delegacia Regional do Trabalho. Ficou evidenciado que só agora, de fato, todo o sistema condenado pela inspeção foi isolado de presença de gás. Anteriormente havia contato do gasoduto em alta pressão com linha condenada por corrosão.
Neste momento, o gasoduto Gascab III encontra-se parado e despressurizado, no trecho de Barra do Furado. Segundo os representantes da empresa, o Gascab III só voltará a operar quando as devidas correções forem realizadas.
            Os dirigentes sindicais do NF aproveitaram para questionar a respeito da não funcionalidade de uma válvula de segurança. Os representantes da empresa informaram que assim que o Gascab III voltar a operar será utilizado como alternativa um outro sistema, através de outras duas válvulas comuns, até que o problema seja solucionado definitivamente na válvula de segurança.
Os diretores do Sindipetro-NF exigiram apresentação imediata de um laudo técnico a respeito dessa medida paliativa, pois é necessário a garantia por parte da empresa da segurança do sistema, para que não ocorram acidentes. Também requisitaram esclarecimento sobre o tratamento adequado de pintura nas linhas do sistema, que este é um problema existente desde o início da operação do gasoduto. Os representantes da empresa ficaram de dar o devido retorno sobre ambos os questionamentos. O acompanhamento também contou com a participação do presidente da CIPA. A DRT foi representada pelos diretores do sindicato.