Boicote às eleições das cipas por plataforma
Petroleiros da Bacia de Campos estão aprovando em assembleias nesta semana o indicativo do Sindipetro-NF de boicote à votação nas eleições das Cipas por plataforma, iniciadas no último sábado. O período de assembleias foi prorrogado para até o domingo, 2, com retorno das atas até às 12h da segunda, 3. Nove platafromas enviaram atas até o momento. P-10 e P- 27 realizaram assembléias nessa quarta, 29.
A categoria protesta contra a não inclusão de candidaturas de petroleiros que foram injustamente punidos em razão da participação na greve de março passado. O caso foi denunciado à Delegacia Regional do Trabalho (DRT).
De acordo com o sindicato, os trabalhadores só vão participar da votação, legitimando o pleito, se a Petrobrás revir a sua posição e aceitar as inscrições das candidaturas dos petroleiros suspensos.
No último domingo, a entidade enviou para as plataformas documento “Aos companheiros da Bacia de Campos” onde a posição do sindicato foi explicada: “Mesmo injustamente afastados, os companheiros se candida-taram e tiveram suas inscrições aceitas pela Petrobrás. Às vésperas da votação, no entanto, a empresa voltou atrás, cancelando as candidaturas dos trabalhadores – desrespeitando a NR-05, que garante a liberdade de qualquer trabalhador candidatar-se, além das demais leis e normas internacionais que garantem o direito à greve e à organização dos trabalhadores.”
Denuncie casos semelhantes
O documento também adverte que, além de casos ocorridos em PRA-1, há informações não confirmadas de que outras candidaturas de trabalhadores não foram aceitas. O NF solicita aos companheiros que eventualmente estejam na mesma situação, ou que saibam de outras ocorrências, que comuniquem imediatamente à entidade por meio do e-mail da diretoria: [email protected].