Adiado fim das inscrições para cipas das plataformas

Para garantir a participação das cinco turmas das plataformas, foi adiado o encerramento do prazo de inscrições de candidaturas para as Cipas nas plataformas da Bacia de Campos. O prazo agora vai até o dia 30 de junho.

Para a Cipa de Imbetiba o calendário se manteve, com encerramento hoje das inscrições.

Confira o novo cronograma:

CIPAS DAS PLATAFORMAS – UN-BC, UN-RIO e E&P-SERV

Período de inscrição – 25.05 a 30.06.2009
Período de votação: 01.07 a 30.07.2009

CIPAS DE IMBETIBA E IMBOASSICA – permanecem com o mesmo calendário.

Período de inscrição – 25.05 a 23.06.2009
Período de votação: 27.06 a 27.07.2009

Leia o editorial do Nascente sobre o assunto:

Participe da Cipa da sua plataforma

Na semana passada o Sindipetro-NF enviou aos petroleiros da Bacia de Campos, por fax, e disponibilizou no site da entidade, um documento chamando os trabalhadores à reflexão acerca da importância da participação nas Cipas das Unidades.
Na carta aos companheiros, o sindicato destaca que a Cipa por plataforma é uma das mais importantes conquistas na área de segurança, reivindicada há mais de dez anos pela categoria, e que agora, fruto de uma feliz convergência entre a decisão favorável da justiça, em ação civil pública movida pela entidade, e a discussão do anexo da NR-30, a Petrobrás tem que viabilizar a instalação das comissões.
O NF também lembrou que “de nada adiantará a conquista do sindicato se os trabalhadores não se dispuserem a ocupar os espaços nas Cipas das plataformas. Seria como reivindicar um instrumento que não se deseja utilizar, transformando-o apenas em mais um aparato burocrático controlado pela empresa.”
“O NF sempre denunciou a insuficiência da Cipa de terra, que não está próxima do local onde os problemas ocorrem, e perde a dimensão do real impacto dos riscos sobre as vidas dos petroleiros. Agora, com uma Cipa por plataforma, esta vigilância pode ser muito mais eficaz e muito mais atenta à visão dos trabalhadores sobre os processos produtivos”, registrou o sindicato.
Também foi lembrada a característica da Cipa de ser um instrumento de defesa de segurança que está muito perto do trabalhador, o que permite um diagnótico mais preciso das condições de trabalho. Este mecanismo pode estar associado, por exemplo, ao esforço que faz o sindicato no sentido de mapear todas as pendências de segurança das plataformas da Bacia de Campos, além de ser importante em momentos como o de elaboração do PPRA.
Este Nascente reforça este apelo, mantendo o mesmo chamado do documento distribuído aos trabalhadores na semana passada: “não podemos desperdiçar esta conquista. Cada petroleiro deve perguntar à sua consciência se pode dar uma contribuição valorosa para si mesmo e para seus companheiros, candidatando-se para defender a segurança sob a ótica dos trabalhadores.”