Conquista dos trabalhadores, Cipa por plataforma tem inscrições de candidaturas

Estão abertas até o dia 30 de junho as inscrições de candidaturas nas eleições para as Cipas  plataformas. Este novo instrumento de vigilância dos trabalhadores para a área de segurança foi uma conquista do Sindipetro-NF, por meio de ação judicial, e precisa ser referendada politicamente por uma grande participação dos petroleiros.

Além da implantação de uma Cipa por plataforma, o sindicato também está atento para que ocorra o cumprimento das decisões tripartites da comissão do anexo das plataformas na NR-30, que tem a participação do sindicato e que prevê a presença de um cipista por grupo. A entidade quer também melhorar as formas de representação nas empresas privadas.

Para o NF, as cipas são instrumentos importantes na luta pela segurança. Elas podem, por exemplo, ter um papel fiscalizador no acompanhamento de soluções para as dezenas de pendências que estão sendo listadas pelos petroleiros das plataformas, reunidas em documento permanentemente atualizado pelo sindicato.

Confira abaixo o cronograma da eleição:

CIPAS DAS PLATAFORMAS – UN-BC, UN-RIO e E&P-SERV

Período de inscrição – 25.05 a 30.06.2009
Período de votação: 01.07 a 30.07.2009

CIPAS DE IMBETIBA E IMBOASSICA – permanecem com o mesmo calendário.

Período de inscrição – 25.05 a 23.06.2009
Período de votação: 27.06 a 27.07.2009