Kolirius Internacional abre sua 14ª edição em Macaé na sede do Sindipetro-NF

 O auditório do Sindipetro-NF foi palco, na última sexta-feira (25), da cerimônia de abertura da 14ª edição do Festival Kolirius Internacional de Arte Urbana, que este ano integra as comemorações pelos 212 anos de Macaé. O evento contou com a presença do prefeito Welberth Rezende, da vereadora Leandra Lopes e da diretora do Sindipetro-NF, Bárbara Bezerra. Após a solenidade, os convidados participaram de um coquetel de confraternização.

O Sindipetro-NF é apoiador do evento e reafirma, com essa parceria, o compromisso com a valorização da arte, da cultura urbana e dos artistas locais e internacionais que, com talento e criatividade, ajudam a construir a identidade cultural da cidade.

Idealizado pelo artista macaense Marlon Muk, o Kolirius chega à sua 14ª edição como o mais tradicional festival de grafite do Brasil, reunindo este ano mais de 20 artistas do país e do exterior — incluindo representantes da República Dominicana, Angola e México. A programação aconteceu até domingo (27), no muro do Colégio Estadual Luiz Reid, no Centro, e é aberta ao público.

Além de artistas de diversos estados, o festival celebra em 2025 o centenário do professor Antônio Alvarez Parada, autor do hino de Macaé, com uma homenagem especial. Porém, os murais trazem temáticas livres e variadas, destacando técnicas que vão além do grafite, como pintura, colagem e ilustração.

Para muitos dos participantes, estar no Kolirius é uma experiência marcante. A paulista Monalisa Oliveira Santos, por exemplo, participa pela primeira vez e destaca a troca com outros artistas como o ponto alto da sua vinda. Já a macaense Karol Castro valoriza o evento como “uma vitrine e um divisor de águas” para quem atua profissionalmente nas artes.

O curador Marlon Muk também celebrou o apoio institucional. “Se o Governo Municipal não desse atenção ao Festival, ele não estaria acontecendo em sua 14ª edição. A programação é a prova de que a arte no município cresce cada vez mais”, afirmou, destacando ainda o patrocínio da EDF Power Solutions.

Com murais que transformam o espaço urbano em galeria a céu aberto, o Festival Kolirius reafirma seu papel de destaque no cenário artístico nacional e internacional — e Macaé, mais uma vez, se torna o centro desse movimento de cor, expressão e transformação.