O Sindipetro-NF convida sua base e militância para comemorar a prisão de Bolsonaro nesta sexta-feira, 12 de setembro, a partir das 17h, na sede do sindicato (Av. 28 de Março, 485). A atividade será um momento de celebração e resistência, marcando dois acontecimentos históricos: o avanço da Justiça com a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro e a libertação do militante social Gilberto Azeredo Gomes, de Campos dos Goytacazes.
A prisão de Bolsonaro pelo Supremo Tribunal Federal é compreendida pelos movimentos populares como um marco no combate à impunidade e à defesa da democracia. O ex-presidente é acusado de articular uma tentativa de golpe de Estado, instigando e convocando os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, que resultaram na destruição do patrimônio público e ataques às instituições. Depois de anos de discursos de ódio, desmonte de políticas públicas e perseguição a movimentos sociais, sua detenção simboliza que ninguém está acima da lei.
Já a liberdade de Gilberto, militante histórico do PT em Campos — que atuou no movimento estudantil e sindical e foi secretário de Comunicação do partido no município — representa a vitória da solidariedade e da mobilização popular contra tentativas de criminalizar a luta social. Sua prisão, ocorrida no contexto de repressão ao Grito dos Excluídos, expôs a violência contra trabalhadores e trabalhadoras nas ruas.
Para marcar essas vitórias, a diretoria do Sindipetro-NF cedeu gentilmente o espaço de sua sede para o churrasco. Cada participante deve levar sua bebida e contribuir com algum item para a confraternização