O Sindipetro-NF recebeu um presente especial durante a 14ª edição do Kolirius Internacional, festival de arte urbana que transforma muros de Macaé em verdadeiras galerias a céu aberto. O artista Marlon Muk, referência internacional no grafite, pintou um painel em frente ao prédio do sindicato, no muro do Colégio Luiz Reid, em homenagem à atuação da entidade em defesa dos trabalhadores e trabalhadoras do setor offshore.
Muk, que já havia deixado sua marca no prédio do sindicato aos 19 anos e pintou um painel interno na sede que foi inaugurado no Congrenf, voltou agora para um trabalho de maior visibilidade. “Desde sempre eu presencio essa atuação do sindicato na cidade de Macaé. Considero uma instituição de muita, muita importância para todos nós, para todos os trabalhadores da área offshore. Quando decidi que esse lado do muro do Luiz Reid seria a 14ª edição do Kolirius Internacional, entrei em contato com empresas da redondeza para alinhar comunicação, buscar apoio e unir forças para um bem coletivo”, contou o artista.
O diretor de Comunicação do Sindipetro-NF, Johnny Souza, destacou a importância do gesto. “Foi muito importante para a gente receber você com essa proposta de fazer uma homenagem ao sindicato. Saber que um morador de Macaé reconhece o Sindipetro-NF como referência na luta pelos direitos dos trabalhadores é reconfortante. Receber essa homenagem de um artista internacionalmente conhecido é algo sem precedentes, uma belíssima arte que ficará para a população apreciar”, afirmou.
Muk também agradeceu o apoio do sindicato durante a execução do trabalho. “Os artistas se sentiram acolhidos não só pelo sindicato, mas por outras empresas da rua. Vocês, em especial, desde o início abraçaram a ideia do projeto, o que fez com que a gente pudesse botar o sonho em prática. Só tenho a agradecer. É mais um ano pintando colorido nas ruas de Macaé, algo gratificante para mim que comecei essa atividade na cidade nos anos 1998/1999, quando ainda era preciso pedir autorização por escrito. Hoje vemos como a arte transforma o espaço público e levar mensagens positivas para a população”, disse.
O painel, que já chama a atenção de quem passa pelo centro da cidade, celebra a trajetória da categoria petroleira e reforça o vínculo histórico entre o sindicato e a comunidade macaense.