O Sindipetro-NF promove na próxima quarta-feira (01), a partir das 10h, atividades para marcar a passagem do Dia do Idoso. Organizado pelo Departamento dos Aposentados, o evento vai contar com palestras com profissionais médicos de áreas como ortopedia, geriatria, urologia e nutrologia. Também haverá atendimento de enfermagem para aferição de pressão arterial e glicose, além de almoço de confraternização.
Petroleiros aposentados, aposentadas e pensionistas de Macaé que desejarem participar e precisarem utilizar transporte de ônibus, com saída às 7h30, devem fazer contato com o funcionário Ezequiel Andrade (22-999968096), para reservar a vaga e informar documentos.
Confira vídeo do coordenador do Departamento dos Aposentados, Antônio Alves, com o convite à categoria:
Origens do Dia do Idoso
O Dia Internacional das Pessoas Idosas foi fixado em 1990, pela Assembleia Geral das Nações Unidas (ONU), para chamar a atenção para a necessidade de políticas públicas e ações privadas para fazer frente às necessidades de um segmento da população que tem elevada tendência de crescimento.
A previsão é a de que, até 2050, a população idosa no mundo deverá atingir mais de 1,5 bilhão de pessoas, com aumento mais rápido ocorrendo nos países menos desenvolvidos. Na assembleia Geral de 2020, a ONU proclamou a Década do Envelhecimento Saudável das Nações Unidas (2021–2030).
No Brasil, a Lei nº 10.741/2003, instituiu o Estatuto da Pessoa Idosa – uma legislação específica destinada a regular os direitos assegurados às pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.
Em 2006, a Lei nº 11.433 escolheu 1º de outubro (data da promulgação do Estatuto da Pessoa Idosa) como Dia Nacional do Idoso e determinou, em seu parágrafo único: “Os órgãos públicos responsáveis pela coordenação e implementação da Política Nacional do Idoso ficam incumbidos de promover a realização e divulgação de eventos que valorizem a pessoa do idoso na sociedade”.
Envelhecimento e saúde
Uma vida mais longa traz consigo oportunidades, não apenas para os idosos e suas famílias, mas também para a sociedade como um todo. Anos adicionais oferecem a chance de buscar novas atividades, como educação adicional, uma nova carreira ou perseguir um objetivo há muito negligenciado. As pessoas mais velhas também contribuem de muitas maneiras para suas famílias e comunidades, no entanto, a extensão dessas oportunidades e contribuições depende muito de um fator: saúde.
No âmbito da saúde, a Portaria MS nº 2.528/2006, revisada pela Portaria de Consolidação nº 2/2017, aprovou a Política Nacional de Saúde da Pessoa Idosa, cuja finalidade primordial é recuperar, manter e promover a autonomia e a independência dos indivíduos idosos, direcionando medidas coletivas e individuais de saúde para esse fim, em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde. É alvo dessa política todo cidadão e cidadã brasileiros com 60 anos ou mais de idade.
[Da Imprensa do NF, com informações da Agência Brasil]