Da Imprensa da FUP
A negociação da FUP e sindicatos com a Petrobrás rerá retomada a partir das 14 horas desta quinta-feira. A reunião estava prevista para ter início pela manhã, mas o gerente executivo de Recursos Humanos, Diego Hernandez, está reunido com o presidente da empresa, José Sérgio Gabrielli.
A reunião iniciada ontem, às 10 horas da manhã, prorrogou-se madrugada adentro, com avanços importantes. A Petrobrás, no entanto, não formalizou uma proposta e a negociação continua nesta quinta. A FUP e os sindicatos estão desde terça-feira, 24, em processo de negociação com a empresa, buscando o atendimento das reivindicações da categoria.
A greve nacional dos petroleiros entra hoje (26) em seus quarto dia, com adesão total nas unidades operacionais. A Petrobrás ingressou com equipes de contingência na maioria das refinarias, terminais, plataformas marítimas e campos de produção terrestre. Além de despreparadas para assumirem a operação no lugar dos trabalhadores, estas equipes operam com efetivos muito abaixo do que é considerado seguro. Formadas por gerentes, coordenadores e supervisores, as equipes de contingência não têm capacidade de operarem as unidades, colocando em risco a segurança operacional e, consequentemente, potencializando as chances de acidentes.
A greve dos petroleiros prossegue até sexta-feira, 27, com reavaliação do movimento. Em apoio à greve da categoria, os trabalhadores da BR Distribuidora irão parar suas atividades no Rio de Janeiro por 24 horas nesta sexta.
EIXOS DE LUTA DA GREVE DOS PETROLEIROS:
GARANTIR OS POSTOS DE TRABALHO NAS EMPRESAS CONTRATADAS PELA PETROBRÁS;
ACABAR COM A PRECARIZAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE TRABALHO E OS ACIDENTES QUE MATAM TODOS OS MESES OS PETROLEIROS;
GARANTIR O PAGAMENTO DAS HORAS EXTRAS DOS FERIADOS TRABALHADOS;
ESTABELECER O REGRAMENTO E DISTRIBUIÇÃO JUSTA DA PARTICIPAÇÃO NOS LUCROS E RESULTADOS.