A base do Parque de Tubos, em Macaé, voltou a receber, na manhã de hoje, o Rolezinho Sindical do Sindipetro-NF. Participaram da interação com os petroleiros e petroleiras da unidade os diretores Anderson Silva e Marcelo Nunes. Os rolezinhos fazem parte da estratégia do sindicato de realizar contados presenciais nas bases e aeroportos para manter a categoria informada e mobilizada durante da Campanha Reivindicatória. Também estão sendo feitos Cafés Sindicais e Reuniões Setoriais.
“Foi bem recebida a nossa fala, que foi sobre o Acordo Coletivo, até porque a empresa vai mandar uma proposta dia 16. Incentivamos o acesso ao site e redes do sindicato”, explica Marcelo Nunes.
O diretor Anderson Silva reforça: “Pedimos pra categoria ficar ligada nas redes sociais do Sindicato, principalmente devido à data de apresentação da contraproposta da empresa dia 16/10, evitando a “boataria” que sempre acontece neste período de ACT”.
Silva também informa que dialogou com a categoria sobre “algumas melhorias que estão sendo pedidas no teletrabalho, adicional para gerentes e fiscais de contrato, amparo a petroleira vítima de violência doméstica”, além de chamar “a galera para possíveis mobilizações que estão por vir”.
Após uma sequência de reuniões temáticas entre a FUP e a Petrobrás, quando foram apresentadas de forma detalhada todas as reivindicações dos trabalhadores, a companhia deve apresentar uma contraproposta nos próximos dias — a expectativa é a de que seja nesta quinta-feira (16), como informaram os sindicalistas.
A avaliação do movimento sindical, no entanto, considerando posicionamentos anteriores da gestão da empresa sobre vários temas, é a de que ainda deverá prevalecer o discurso da “austeridade” para os trabalhadores — a despeito de toda a generosidade recente aos acionistas — e que será necessária uma grande greve.