Painel da FUP na COP30 terá transmissão ao vivo. Confira as atividades que os petroleiros participarão em Belém

Da Imprensa da FUP – Com uma agenda em defesa da transição energética justa, popular e soberana, a FUP estará presente na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que acontece entre os dias 10 e 21 de novembro em Belém, no Pará. As lideranças sindicais petroleiras participarão de diversas atividades, tanto da Cúpula dos Povos, quanto da programação oficial, distribuída entre as Zonas Azul (que concentrará as negociações da Conferência) e Verde, dedicada aos debates com a sociedade civil.

Esta será a terceira COP que a FUP participa, depois da COP27, no Egito, e da COP28 em Dubai, acumulando um histórico de contribuições para os debates sobre transição energética. Essas experiências foram fundamentais para a construção do Plano de Transição Energética Justa no setor de Óleo e Gás, que será debatido em Belém, na atividade que a FUP realizará na próxima quinta-feira, 13.

Com o tema “A ação sindical no Sul Global por uma transição energética justa e popular: ação coletiva, diálogo social, geração cidadã de dados e trabalho decente”, o painel contará com a participação do ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, além de representantes de organizações sindicais e sociais, especialistas e pesquisadores do Ineep e do Dieese. A atividade será realizada às 17h30, no Pavilhão Brasil, na Zona Azul, e terá transmissão ao vivo pelo canal da COP30 no Youtube. Veja abaixo o serviço completo.

Ainda no dia 13, os petroleiros participam do seminário internacional “Transição Energética Justa e Popular para os Povos”, organizado pela Plataforma Operária e Componesa da Água e Energia na Cúpula dos Povos. O evento será realizado entre as 14h e 16h no Instituto de Ciências Jurídicas da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Outra atividade que a FUP terá participação na Cúpula dos Povos é o IV Encontro Internacional de Comunidades Atingidas por Barragens e Crise Climática, organizado pelo Movimento de Atingidos por Barragens (MAB) e pelo Movimento dos Afectados por Represas (MAR). A Federação será uma das entidades a falar no Seminário de Encerramento do Encontro, no dia 12 de novembro, às 10h, no Centro de Eventos Benedito Nunes (CEBN) da UFPA.

“O Brasil tem todas as condições para liderar uma transição energética justa, com soberania, desenvolvimento, participação popular e geração de empregos. Nossa matriz elétrica já é uma das mais limpas do mundo, com cerca de 88% de fontes renováveis, contra uma média global de 32%. Nossa matriz energética é 49% renovável, muito acima da média mundial, de 14,7%. Mas é preciso garantir que a mudança para uma economia de baixo carbono seja justa, soberana, inclusiva, observe as diferenças entre o Norte e o Sul Global e as desigualdades regionais no Brasil e não deixe trabalhadores nem comunidades para trás”, destaca o coordenador-geral da FUP, Deyvid Bacelar.

Serviço:

Painel da FUP na COP30

A ação sindical no Sul Global por uma transição energética justa e popular: ação coletiva, diálogo social, geração cidadã de dados e trabalho decente

Quando: 13/11

Local: Pavilhão do Brasil – Zona Azul (Blue Zone), Auditório Cumaru

Horário: 17h30

Mediação:

Bárbara Bezerra, diretora da FUP

Painelistas:

Deyvid Bacellar, coordenador-geral da FUP

Luiz Marinho, ministro do Trabalho e Emprego do Brasil

Mahatma Ramos, diretor técnico do INEEP

Cloviomar Cararine, economista e técnico do Dieese

Lala Peñaranda, coordenadora da Trade Unions for Energy Democracy (TUED) na América Latina

Robson Formica, da coordenação nacional do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB)

Onde assistir:

ARVE Error: Mode: lazyload not available (ARVE Pro not active?), switching to normal mode