O Escritório Regional do Dieese no Rio de Janeiro (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) está convidando lideranças políticas e sindicais, militantes de base e dos movimentos sociais, para participarem do seminário “A classe trabalhadora e a economia fluminense: desafios e perspectivas”, no dezembro, às 10h.
Presencial e de acesso gratuito, o evento integra a programação dos 70 anos do Dieese e será realizado no Auditório do Senge-RJ, no Rio de Janeiro (Avenida Rio Branco, Cinelândia, 277, 17º andar).
O Dieese foi fundado em 22 de dezembro de 1955, em São Paulo, por iniciativa do movimento sindical brasileiro, com o objetivo de contar com um órgão técnico que realizasse pesquisas e assessorias para fundamentar as reivindicações da classe trabalhadora.
Desde o início, a entidade foi mantida pelas centrais, federações, confederações e sindicatos, tornando-se um instrumento coletivo de produção de conhecimento sobre emprego, renda, negociação coletiva, políticas públicas e desenvolvimento social.
Em sua trajetória, o Dieese desenvolveu sistematicamente estudos sobre o custo de vida, desemprego, salário mínimo necessário, cesta básica de alimentos e reajustes salariais — dados que se tornaram insumos fundamentais para negociações sindicais e para o debate público sobre a condição dos trabalhadores no Brasil.
Na assessoria sindical, o Dieese oferece serviços de levantamentos estatísticos, estudos setoriais, apoio à negociação coletiva e formação de dirigentes e assessores sindicais — fortalecendo a capacidade de atuação dos sindicatos frente aos empregadores e ao Estado.
Em 2025, ao completar 70 anos, a entidade destacou seu papel histórico como “sete décadas de disputa pela renda no Brasil”, lançando projeto de memória institucional, com documentário, linha do tempo, exposição itinerante e outros materiais para resgatar e difundir sua trajetória, com conteúdos disponíveis em 70anos.dieese.org.br.





