Após cobrança da FUP, Petrobrás retoma entendimento original sobre o lançamento dos dias de greve

Lançamento poderá ser na nova sistemática garantida no ACT; medida é conquista da FUP e beneficia os trabalhadores

[Da Comunicação da FUP] – Durante as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho e a greve petroleira, um assunto que despertou preocupação dos trabalhadores foi a forma em que seriam descontadas as horas dos dias parados durante a mobilização. A Federação Única dos Petroleiros (FUP) garantiu na mesa que os trabalhadores pudessem escolher a compensação dos dias através de descontos em folha sem reflexo ou lançamento dos dias no banco de horas.

Nessas negociações, o RH da Petrobrás se comprometeu a garantir que todo esse processo seria realizado no novo regramento do Banco de Horas garantido no ACT, que é vantajoso para os trabalhadores. Em nota enviada à força de trabalho, a gestão afirma que os trabalhadores têm a opção de postergar para fevereiro o lançamento das horas da greve e que já está disponível o link para esta solicitação. Quem tiver desconto no banco em janeiro terá um ajuste em contracheque específico, quem fez a opção até o dia 15/01 recebe o ajuste ainda em Janeiro. O pedido para postergar pode ser feito até o dia 6 de fevereiro, e o trabalhador receberá em fevereiro o ajuste do banco que tiver sido descontado.

A Transpetro confirmou que vai seguir esse encaminhamento, dando ao empregado o prazo de 6 de fevereiro para fazer essa postergação, e que lançará um comunicado próprio detalhando as possibilidades. O mecanismo de desconto das horas da Greve é uma conquista importante da FUP na mesa de negociação e garante previsibilidade e segurança aos trabalhadores e trabalhadoras que participaram da histórica mobilização da categoria.