Encerrado o prazo para envio das atas das assembléias do final de semana, às 12h de hoje, o Sindipetro-NF contabilizou a participação de apenas sete plataformas na Bacia de Campos interessadas em, ao menos, avaliar o indicativo de realização de parada de PTs e de serviços de rotina nesta terça, 16, em protesto contra o leilão de campos de petróleo programado pela ANP para a próxima quinta-feira.
Por 89 votos favoráveis frente a 78 contrários, com quatro abstenções, o resultado foi favorável à mobilização. No entanto, manda o bom senso e a responsabilidade, e é o que pauta as ações do sindicato, que a mobilização, como proposta, seja suspensa, em razão da baixa adesão da categoria e para que os companheiros das sete unidades que realizaram assembléias não fiquem expostos.
Além disso, como dito no documento “Aos companheiros da Bacia de Campos” enviado ontem às plataformas, a mobilização só faria sentido se servisse para pressionar os acionistas da empresa e chamar a atenção da sociedade. Com o quadro da Bacia, isso não seria possível.
O sindicato, ainda assim, conclama a categoria a passar, a bordo de todas as unidades, o abaixo assinado por um novo marco regulatório (disponível em www.fup.org.br).
A entidade registra, ainda, os parabéns às unidades que atenderam ao chamado da mobilização e realizaram as suas assembléias, ao mesmo tempo em que conclama, mais uma vez, os petroleiros das demais plataformas a refletirem sobre a necessidade de também estarem prontos para manifestações que não digam somente respeito aos temas diretamente ligados à categoria.
Confira abaixo os resultados:
Plataforma / Favoráveis / Abstenções
PCE-1 / 2 FV / 23 CO / –
PVM-2 / 7 FV / O CO / –
P-19 / 37 FV / 5 CO / –
P-27 / 20 FV, 10 CO / –
P-37 / 14 FV / 0 CO / 4 AB
P-43 / 9 FV / 7 CO / –
P-50 / 0 FV / 33 CO / –