Auditores e diretor do Sindipetro-NF visitam a P-51

Três auditores da Superintendência Regional do Trabalho (antiga Delegacia) e o diretor do Sindipetro-NF, Marcos Breda visitaram a P-51 na quinta, 4. A plataforma está ancorada em Angra dos Reis.

Os auditores solicitaram vários documentos, como PPRA, PCMSO, ASOS, Certificações de NR13 dos equipamentos, certificados dos equipamentos de guindar, relatórios dos equipamentos em operação, etc. A data marcada para a empresa entregar esses documentos é dia 12, às 10 horas na  superintendência. Para a mesma data foi exigida uma declaração dos responsáveis da Petrobrás pela P-51, afirmando não haver nenhuma interligação entre dreno aberto e fechado a exemplo da que havia em PRA-1.

Veja abaixo o resultado da visita:

Notificações:

– Retirada de obstruções e recomposição das pinturas das rotas de fuga;

– Identificação, conforme Norma Regulamentadora 26, – Sinalização de Segurança –  dos espaços confinados;

Recomendações:

Novamente, conforme ocorreu em P-53, os fiscais manifestaram preocupação com o grande número de atividades de comissionamento de equipamentos, que seguem para serem realizados em alto mar. Alertaram para a necessidade de reduzir ao máximo essas atividades, que poderiam ser realizadas no estaleiro.

Preocupações:

O sindicato comentou a apreensão dos trabalhadores em relação à realização dos dois testes de inclinação aos quais a P-51 foi submetida a alguns dias.

Os trabalhadores haviam relatado que o primeiro teste atingiu um ângulo acima do esperado e que havia informação de que a plataforma não havia passado no teste. Esta informação acabou comprovada com a realização do segundo teste.

Os gerentes da P-51 forneceram as explicações técnicas para o episódio, admitindo inclusive uma incorreção no levantamento de líquidos a bordo no primeiro teste. O sindicato solicitou que fossem esclarecidos os trabalhadores sobre os dados técnicos repassados ao sindicato a fim de tranqüilizar a força de trabalho sobre a segurança da P-51.