Apesar dos indicadores positivos divulgados pela estatal, a exploração de novos poços de petróleo vem caindo no Brasil, o que coloca em risco a segurança energética do país. Ente 2016 e 2025, foram perfurados 203 poços, contra 936 poços entre 2006 e 2015, segundo levantamentos do INEEP
[Da comunicação da FUP]
A Petrobrás fechou o quarto trimestre de 2025 com produção média de 3,081 milhões de barris diários de petróleo e gás, uma alta de 18,6% em comparação com o mesmo período de 2024. Os dados de produção anunciados pela empresa apontam que no ano passado, a produção média de petróleo cresceu 11,1%, com uma media de 2,960 milhões de barris por dia.
Além disso, a Petrobrás “alcançou o melhor resultado dos últimos dez anos ao adicionar 1,7 bilhão de barris de óleo equivalente (boe) em reservas, atingindo um índice de reposição de reservas (IRR) de 175%, mesmo diante de uma produção recorde”, conforme destaca a nota da estatal.
A FUP ressalta que, apesar dos indicadores positivos divulgados pela Petrobrás, a exploração de novos poços de petróleo no Brasil vem caindo. Ente 2016 e 2025, foram perfurados 203 poços, contra 936 poços entre 2006 e 2015, segundo levantamentos do Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (Ineep).
“O Brasil precisa, urgente, ampliar suas reservas de petróleo, a fim de garantir a segurança energética e o protagonismo do país no mercado de óleo e gás. No entanto, a exploração de novos poços de petróleo vem caindo, com recuo de 80% nas últimas décadas”, afirma o coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar,
Ele reconhece a importância da Petrobrás ter alcançado o melhor índice de reposição de reservas dos últimos dez anos. “O resultado é importante, mas o que necessitamos é de maiores investimentos na exploração, em busca de novas reservas de petróleo, especialmente em novas fronteiras”, destaca o coordenador da FUP, ao reconhecer que a demanda por energia no mundo é crescente e impõe enormes desafios para acelerar também a inserção de fontes renováveis de energia.





