Mesmo quando a convocação for individual, a resposta deve ser, preferencialmente, coletiva, com a assinatura de vários trabalhadores.
O modelo do documento segue em texto abaixo ou aqui em formato PDF.
Resposta à convocação para emissão de permissões de trabalho
Como sabe Vossa Senhoria, os trabalhadores desta unidade comunicaram que não emitirão permissões de trabalho, ao longo do dia 18 de fevereiro de 2009, da forma como usualmente se estava realizando.
O motivo disto é a questão da segurança dos vôos, que continua precária, expondo os trabalhadores a riscos cotidianos, com reiterados incidentes, sem que nada seja feito pela Companhia, e a posição declarada da Petrobrás, de se recusar a negociar a Participação nos Lucros.
Em resposta, vimos sendo convocados para a emissão de permissões de trabalho de forma inclusive irregular quanto aos procedimentos de segurança preconizados. Vossa Senhoria, no entanto, bem sabe, ou deveria saber:
a) Que nosso movimento é coletivo, e não individual;
b) Que em se tratando de movimento coletivo, as tratativas sobre o que deve ou não funcionar devem ser realizadas junto ao Sindipetro/NF;
c) Que nossa posição é a da defesa da segurança no transporte e no trabalho, o que lhe deveria interessar com prioridade.
Assim sendo, contamos com sua adesão ao movimento, recusando-se também Vossa Senhoria a emitir permissões de trabalho, sobretudo de forma que esteja em contrariedade às normas de SMS, e em desacordo com suas atribuições e conhecimento técnico.
Cordialmente
Datar, assinar (de preferência coletivamente), e pegar recibo na cópia.