O Sindipetro-NF participou nesta terça, 23, de reunião de apresentação do relatório do último acidente aéreo

Diretores do Sindipetro-NF participaram na terça, 23, da reunião de apresentação do relatório da comissão que analisou o acidente com o helicóptero da BHS em 26 de fevereiro passado, causando a morte de quatro trabalhadores e deixando um desaparecido. O sindicato assinou o relatório, por entender que o documento trouxe avanços em suas recomendações para que novas tragédias não ocorram.

Entre as recomendações destacadas pelo sindicato está a indicação de que os horários de vôos passem a ser programados para possibilitar o retorno da aeronave para o solo ainda com a luz do sol. Esta medida poderá possibilitar um resgate com maior sucesso em caso de acidente.

O relatório também reafirma recomendações há muito cobradas pelo NF, como a adoção de vestimentas de cor contrastante com o mar para passageiros e tripulantes. Em campanha sobre o tema, o sindicato distribui camisas de cor laranja justamente para alertar para esta necessidade.

Outra recomendação importante que volta a ser feita é a adoção de coletes de vestir (indicados pelo Peo-tran), apressando a substituição dos coletes de pochete (“Papo amarelo”).

Diferentemente de casos anteriores, foi cedida ao sindicato uma cópia do relatório completo do acidente, o que permite à entidade o acom-panhamento e a cobrança da adoção das recomendações.