Confira pontos discutidos pelo NF com o RH da Transpetro

Diretores do Sindipetro-NF estiveram reunidos na sexta, 12, com representantes do RH da Transpetro para discutir temas de interesse dos trabalhadores. Confira abaixo o registro feito pela diretoria do sindicato sobre os pontos tratados:

1. Pagamento de Hora Extra

– Hora Extra da Troca de turno

O Sindicato relatou que o tempo da hora extra de troca de turno no TECAB esta excedendo os 27 minutos do ACT, há mais de um ano, e que através de aferição feita junto aos trabalhadores o tempo esta variando em uma média de 37 a 40 minutos. O sindicato cobrou o pagamento desse tempo excedente buscando rever todo o período. Relatou que na última reunião no terminal o GG informou que não há motivo para não pagar o excedente, no entanto há reclamações de não pagamento.

O Gerente de RH relatou que estará reunindo-se com o GG do TECAB para avaliar tal situação.

O Sindicato indicou a cláusula do acordo que prevê a revisão do tempo e reivindicou que seja analisado o tempo de passagem de turno no terminal de Cabiúnas. O Gerente de RH solicitou um prazo para responder logo após a Reunião com o GG do terminal.

– Pagamento hora extra pessoal do administrativo

O Sindicato informou que foi questionado pelos trabalhadores o pagamento de horas extras para o pessoal administrativo a 50%, quando não há nada no ACT que justifique esta prática.

O Gerente de RH disse que está sendo cumprido o ACT normalmente.

O Sindicato entende que, em alguns casos, ocorre a situação prevista pela cláusula 17ª do acordo e que são “paradas de manutenção” as situações que motivam estas HE. O RH informou que segue procedimentos que só conceituam como “parada de manutenção” aquelas que tenham duração de no mínimo 72 horas e estão no plano de parada da unidade. O RH irá re-analisar o tema e responderá ao sindicato.

2. Diagnóstico do auxílio academia

O Sindicato solicitou esclarecimento de como esta o andamento do auxílio academia. O RH apresentou o número de inscritos e informou que cerca de 60% deles são participantes do programa neste momento. O sindicato cobrou justificativas para que algumas academias cadastradas só estejam inscrevendo no programa para atividades de musculação. O RH disse desconhecer esta limitação e vai verificar os motivos da restrição para responder ao sindicato.

3. Convênio Transpetro – INSS

O Sindicato expôs ao RH os transtornos causados aos trabalhadores da Transpetro, já que, diferentemente dos empregados da Petrobras, não há convênio que possa cobrir o tempo entre o afastamento e a concessão do benefício.

Segundo o Gerente de RH o INSS não aceita iniciar novos convênios. Ainda assim, será feito novo contato com o INSS para tratar do assunto.

O Sindicato reivindicou que a Transpetro encontre uma forma de solucionar o problema. Colocando-se a disposição para realizar um acordo, que possibilite a empresa adiantar os valores com compromisso de desconto posterior no salário.

O RH avaliará a proposta apresentada pelo Sindicato.

4. Assuntos Extras

– Ponto para o período de greve

O Sindicato questionou primeiramente a atitude adotada pelo Sistema Petrobras de descontar em dinheiro os dias de greve e lembrou que isso está na pauta de reivindicações da FUP. Em seguida reclamou do tratamento diferenciado, na folha de freqüência dos empregados próprios em relação aos cedidos do Terminal de Cabiúnas, para os dias da greve.

O RH comentou que não estava ciente de tal situação, e que corrigirá a anotação, após uma análise dos casos. O Sindicato apresentará exemplos para orientar a análise do tratamento diferenciado.

– Participação de assembléia

O Sindicato protestou contra a posição da empresa de cortar o ponto dos trabalhadores que estão participando das assembléias na entrada do terminal. A atitude significa uma mudança de postura do terminal na tentativa de desmobilizar a liberdade de organização dos trabalhadores. O RH verificará o assunto junto ao GG do TECAB.

Imprensa do NF – 16/09/08