Termina Congrenf 2008

O terceiro e último dia do Congresso dos Petroleiros do Norte Fluminense – Congrenf 2008, 26 de julho,  foi voltado às principais lutas que estão na agenda do dia da categoria petroleira: a saúde e segurança e as questões econômicas da pauta reivindicatória.

Pela manhã a professora e pesquisadora da UFF, Denise Alvarez, responsável com o professor Marcelo Figueiredo de um estudo sobre a a terceirização e seus impactos na vida dos trabalhadores na área de saúde e segurança fez uma explanação sobre o tema aos delegados presentes.

Sobre as investigações dos acidentes, Alvarez, afirmou que “a visão de culpabilizar o trabalhador por um acidente é muito simplista, dentro de um ambiente muito sofisticado que é uma plataforma”. Ela afirmou ser necessário dar um passo adiante do ato inseguro e aprofundar as investigações. Houve uma intensa participação dos trabalhadores no momento dos debates.

Às 12h começou a segunda mesa que tratou da pauta econômica. O Técnico do Dieese/NF, Cloviomar Cararine apresentou uma panorama dos reajustes do primeiro semestre do ano e o porque de se adotar o ICV/Dieese como índice. “O ICV é um índice construído por um instituto financiado e com a visão do trabalhador, por isso adotar esse índice” – comentou.

Segundo Cloviomar a perspectiva do ICV para setembro de 2008 será de 7,84%, mas alertou que não está fechado esse número.

O Coordenador do Sindipetro-NF, José Maria Rangel, voltou ao tema SMS e falou da importância que a categoria deve dar ao assunto. “Quando tivermos a mesma disposição para brigar pela vida como temos para brigar por salário, vamos conseguir melhorar nossas condições de segurança e trabalho” – afirmou.

Muito também foi falado a respeito das lutas econômicas. Os petroleiros levaram uma série de sugestões ao Sindipetro-NF que vão servir para subsidiar os debates. No próximo Nascente serão publicadas as principais propostas do Congrenf.

Nesse dia também foram eleitos os delegados ao XIV Confup, que acontece no Sesc Formosa em Aracruz (ES). Os titulares são:

Ana Caetano – Imbetiba
Ana Paula – Cabiúnas
André Martins – P-52
Averaldo – Pargo
Bruno Pinto – P-19
Cairo Correia – P-23
Cláudio Alberto – P-27
Fábio Gimenes – Compartilhado/PT
Michel – Cabiúnas
Francisco José – PNA-2
Gedson – PNA-2
José Carlos – Aposentado
Júlio Máximo – Santa Mônica
Luiz Carlos Mendonça – P-40
Luiz Carvalho – Aposentado
Marcelo Abrahão – Imbetiba
Rivaldo – P-27
Marcos Breda – P-18
Marinete Aziz – Aposentada
Marluzio Ferreira – PGP-1
Messias – P-27
Moreira – P-12
Paulo Roberto dos Santos – Aposentado
Pedro Nogueira – Compartilhado/Imbetiba
Rodrigo – Cabiúnas
Rosângela Quintanilha – Aposentados
Thiago Magnus – PGP-1
Valdick Oliveira – P-35
Valter de Oliveira – P-10
Vicente Castro – P-19
Vitor Carvalho – P-15
Wilson Reis – PNA-1
Paulo Roberto Pereira – Aposentado