Sindicato orienta sobre a mobilização de 72 horas

Aos Companheiros da Bacia de Campos

A Bacia de Campos está vivendo mais um de seus momentos históricos por vários motivos. Primeiro pelo fato de que é histórica a luta dos petroleiros da região pelo dia do desembarque, e depois pelo grande número de plataformas reunidas na mobilização por esta conquista. É com essa visão sobre a importância de participar desta luta que cada trabalhador deve seguir as orientações do sindicato, lembrando que quem informa a categoria é o sindicato.

Estabelecidas duas mobilizações de 72 horas e marcada a greve de cinco dias, é hora de resistir às tentativas de desarticulação que fazem os gerentes, neste momento decisivo para a luta pelo Dia do Desembarque.

O sindicato orienta a categoria a realizar as mobilizações de 72 horas previstas para os dias de 30/06 até 02/07 e de 07/07 até 09/07 conforme o modelo de ata que consta no site da entidade, abaixo reproduzida:

As mobilizações de não emissão de PT´s por 72 h serão realizadas da forma abaixo:

não emitir, não liberar, não requisitar e não acompanhar PT’s; não executar PT´s emitidas por superiores hierárquicos; não realizar tarefas que não estejam relacionadas com habitabilidade e segurança; formar uma comissão de mobilização em cada unidade;suspender as PTs de CIPA; não acompanhar Permissões de Trabalho Temporárias emitidas anteriormente; transferir o planejamento da PT’s previstas e as recomendações adicionais para o  fim da mobilização

As paralisações de PT’s já estão sendo realizadas na Bacia de Campos há algum tempo, e no ano passado marcaram a conquista do fim do GDPSO. Este movimento nunca ficou restrito aos serviços que precisam de emissão de PTs para serem realizados. As tarefas rotineiras também são afetadas. Os objetivos são claros: não parar a produção da plataforma e manter a habitabilidade e a segurança. O terceiro ítem da ata refere-se, logicamente, a qualquer atividade da plataforma, independentemente de precisarem ou não de PT’s. No entanto, algumas gerências estão tentando confundir e desarticular o movimento. A categoria e o sindicato não vão permitir que isso aconteça.

Outra prática que tenta quebrar o movimento é a emissão de PT’s por superiores hierárquicos. O sindicato reafirma que eles serão responsabilizados pelo fato de não serem as pessoas indicadas, pelo manual de segurança da Petrobrás, para liberar as áreas para que sejam realizados serviços. Somente os operadores conhecem os riscos de cada área a cada momento. Em caso de acidentes, os responsáveis pela liberação indevida dos serviços serão responsabilizados, inclusive criminalmente. O sindicato está acompanhando essa prática e orientará ampliar o movimento se for necessário.

Os gerentes da Petrobrás deviam procurar uma solução para o impasse desta negociação, no lugar de atentar contra a organização dos trabalhadores. Enquanto isso, a categoria, de forma ordeira e mobilizada, seguirá o calendário de lutas estabelecido, exigindo da empresa uma proposta que atenda os trabalhadores.

Saudações Sindicais

Diretoria Executiva do Sindipetro-NF