Unidade Nacional vence eleição no Sindipetro-NF, com 61,2% dos votos

Após 21 dias de votação, o processo eleitoral no Sindipetro-NF chega ao fim, com a vitória da Chapa 1 – Unidade Nacional, que obteve 61,2% dos votos. Do total de 7.375 trabalhadores filiados ao Sindipetro, 4.673 participaram da votação. A Chapa 1, apoiada pela FUP, CUT e pela grande maioria dos Sindipetros, obteve 2.701 votos, contra 1.711 votos da Chapa 2. Foram registrados apenas quatro votos brancos e 33, nulos.

O resultado desta eleição, em uma das mais importantes bases da nossa categoria, comprova que o trabalhador petroleiro não tem dúvidas de que a unidade nacional em torno da FUP e da CUT é fundamental nas lutas e conquistas dos trabalhadores.

A defesa da unidade nacional da categoria tem sido a tônica nas eleições sindicais realizadas recentemente. No Sindicato dos Químicos e Petroleiros da Bahia, a Chapa 1, Unidade e Luta, apoiada pela FUP e CUT, venceu a eleição com 80% dos votos. No Sindipetro-MG, a Chapa 1, apoiada pela FUP e CUT, também venceu a eleição, com 65% dos votos, frustrando a tentativa de divisão da categoria, como queriam os integrantes da chapa oposicionista.

No Espírito Santo, os petroleiros sequer aceitaram a formação de uma chapa de oposição, cuja intenção era atacar a FUP e a Central Única dos Trabalhadores. O Sindipetro-ES concluiu o processo eleitoral com uma única chapa, referendada por 96% dos eleitores.

Também no Sindipetro Paraná/Santa Catarina, a eleição contará com chapa única. O pleito para referendar a escolha da nova diretoria ocorrerá entre os dias 05 e 09 de maio. Os trabalhadores sabem que a unidade constrói e a divisão aniquila. É este o recado que a nossa categoria está dando nas urnas.

Em janeiro, a direção do Sindipetro-Ceará foi eleita em chapa única. No ano passado, mesmo com a oposição tentando impor a divisão, os petroleiros de Pernambuco/Paraíba, do Amazonas e de Duque de Caxias também disseram sim à unidade, elegendo direções sindicais comprometidas em fortalecer a organização nacional da categoria.

A unidade é o alicerce principal das nossas lutas. Portando, vamos fortalecê-la nas próximas eleições.

Direção Colegiada da FUP