Sem avanços em reunião, sindicato mantém movimento

Em resposta ao ofício encaminhado pelo Sindipetro-NF no dia 13 de maio, ocorreu na quarta, 21 uma reunião entre a direção sindical e a gerente de RH do E&P e os gerentes de RH da UN-BC e do E&P- Serv para tratar do Dia de Desembarque.

Não houve avanços nessa reunião. A Petrobrás quer que a mobilização pare e que as duas partes retornem a mesa de negociação, para em seguida formalizar uma proposta.
 A direção do Sindipetro-NF não concordou com essa posição e orienta a categoria a intensificar a mobilização até que a Companhia apresente uma nova proposta. A mobilização vem num ritmo crescente e os trabalhadores não estão se intimidando com as ameaças de punição que alguns gerentes tem feito.
 No ofício encaminhado no dia 13 e nessa reunião o Sindipetro-NF listou toda a luta até agora realizada pelo dia do desembarque, lamentou que algumas gerências recorram a ameças para defender o trabalho no dia de desembarque e alertou para a irresponsabilidade de reduzir o efetivo já tão pequeno para a complexidade das atividades na Bacia de Campos. A Petrobras tentou justificar que não havia intenção de fazer ameaças e que a orientação aos Geplats é para manter o clima cordial e de respeito aos trabalhadores.
 Em relação ao efetivo, a empresa confirmou ter reduzido o efetivo pela contingência da mobilização, mas para ela foi dentro do respeito à segurança operacional, o que o NF não concorda.
 Essa semana os petroleiros  embarcados estão aprovando em Assembléia o indicativo de intensificar a mobilização com a paralisação de PT´s no dia da troca de turma, além do não trabalho no Dia de Desembarque. O site do sindicato publica diariamente as unidades que participam da mobilização. A orientação do Sindipetro-NF é que essa mobilização continue e se intensifique com a participação todas as unidades , até que a empresa apresente uma proposta.