Na madrugada do sábado, 12, mais uma vida foi perdida na Bacia de Campos, confirmando de modo trágico a insegurança crônica a que estão expostos os petroleiros da região. A mais recente vítima da incompetência e da omissão gerencial na área de segurança foi o auxiliar de plataforma Evandro Pereira Dias, da Perbras, que participava de uma movimentação de carga e foi esmagado por uma peça. O companheiro morreu à bordo da P-17.
O Sindipetro-NF insiste: é preciso que a categoria tenha tolerância zero com relação a qualquer caso de morte na Bacia de Campos. Nesta segunda, 14, a diretoria do sindicato se reunirá para definir um calendário de Assembléias para votar o indicativo de intensa mobilização no próximo dia 28, que é o Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.
É muito importante que todos os petroleiros se conscien-tizem sobre a necessidade de dar uma resposta eloqüente à Petrobrás e demais empresas do setor petróleo em relação ao absurdo estado de insegurança em que vivem. Além disso, esta é uma oportunidade da categoria reafirmar sua tradicional solidariedade em relação às demais trabalhadores.
Para o sindicato, todo o quadro de insegurança aérea e das áreas operacionais precisa se tornar prioridade absoluta da empresa, e só com pressão dos trabalhadores isso pode acontecer. Na avaliação da entidade, têm sido históricas e essenciais as atitudes de centenas de trabalhadores que estão excer-cendo o Direito de Recusa no Heliporto do Farol e no Aeroporto de Macaé. E é necessário intensificar ainda mais as mobilizações.
Outro caso
O Sindipetro também apura mais informações sobre um outro acidente na Bacia de Campos. No sábado, 12, um trabalhador da P-26, da SBM, foi atingido no tórax por uma mangueira de óleo hidráulico de alta pressão que se rompeu. O petroleiro foi internado em um hospital de Macaé.
Acidentes com movimentação de carga na Bacia de Campos
1) Data: 27/03/03
Local: P-31
Empresa: Expander
Trabalhador: Tadeu Amaral Moreira
Circunstâncias: Trabalhador sofreu corte e fratura no pulso quando fazia retirada de material de uma caixa.
2) Data: 30/07/03
Local: P-31
Empresa: Petrometal
Trabalhador: Paulo César de Almeida Coimbra
Circunstâncias: Trabalhador sofreu esmagamento de um dedo da mão quando participava de manobras na área de movimentação de cargas.
3) Data: 22/08/05
Local: Plataforma PNA-1
Empresa: Skanska (Empresa de Movimentação de Cargas)
Trabalhador: Carlos Alberto Gonçalves
Circunstâncias: Trabalhador participava de manobra na área de movimentação de carga quando foi atingindo pela tampa do contâiner. Sofreu Traumatismo Crânio Encefálico, sendo encaminhado para UTI em coma.
4) Nome: Gilberto Teixeira da Hora
Data da Ocorrência: 09/12/05
Local: P-17
Empresa: Perbras
Circunstâncias: Ao realizar operação, na área de perfuração, o tubo que era conduzido pela catarina se soltou, atingindo a perna do trabalhador. Foi encaminhado ao hospital e sofreu amputação de parte de uma perna.