Deputados do Rio conseguem assinaturas para CPI sobre acidentes com helicópteros

Da Agência Brasil

Brasília – Deputados da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) conseguiram 40 assinaturas para a instauração de uma comissão parlamentar de inquérito para investigar as causas de acidentes com helicópteros na Bacia de Campos. O início dos trabalhos dependerá da aprovação do presidente da casa, Jorge Picciani (PMDB).

Em 26 de fevereiro, o helicóptero Super Puma 2 caiu após decolar da Plataforma P-18, na Bacia de Campos, matando quatro dos 20 passageiros e deixando um desaparecido, o piloto Paulo Roberto Calmon. Nos últimos cinco anos ocorreram três acidentes graves com aeronaves da empresa, contabilizando 15 mortos até agora.

Na tarde de quinta-feira, 6, uma audiência pública na Alerj discutiu os últimos acidentes envolvendo helicópteros a serviço da Petrobras. “Realizamos essa audiência pública com o intuito de reunir o mais rápido possível informações sobre o acidente e sobre os riscos experimentados pelos trabalhadores da Bacia de Campos”, disse o deputado Paulo Ramos (PDT), que pediu a abertura da CPI. “A audiência pública trará os instrumentos necessários para que a casa se convença da necessidade de se instaurar essa CPI.”

Participaram da mesa de debates o gerente-geral de Transportes e Armazenamento da Bacia de Campos, Ricardo Albuquerque, o secretário-geral do Sindipetro-RJ, Emanuel Cancella, o representante do Ministério do Trabalho Mauro Costa e o diretor do Sindipetro Norte Fluminense, Vitor Carvalho.

A empresa BHS, que presta serviços em transportes para a Petrobras, não compareceu à audiência.

Imprensa do NF – 10/03/2008