Mobilização conquista proposta que atende reivindicações dos petroleiros

Na iminência de realizar uma Greve, os petroleiros conquistaram na mesa de negociações uma contraproposta que atende às principais reivindicações da categoria.

Em razão disso, o Sindipetro-NF convocam Assembléias na região para avaliação do indicativo do sindicato e da FUP de aceitação da contraproposta e suspensão do movimento grevista.

Além dos avanços nas cláusulas econômicas, que garantiram ganho real mínimo de 6%, a contraproposta traz várias outras conquistas para a categoria, inclusive em temas regionais como GDP-SO, Sobreaviso e Dia de Desembarque. Neste Nascente estão listados estes avanços e é feito um comparativo entre a proposta apresentada pela empresa na sexta, 23, e a que fora entregue em 10 de outubro.

Calendário de Assembléias

BASES DE TERRA
Todas as bases de terra têm Assembléias na segunda, 26, às 7h30.

PLATAFORMAS
Neste sábado e domingo, com retorno imediato das atas para o Sindipetro-NF.

Indicativos

1 – Aceitação da Contraproposta da Petrobrás apresentada em 23/11/07
2 – Suspensão da Greve marcada para ter início em 26/11/07

Confira os avanços da proposta que beneficiam  mais diretamente aos petroleiros da região

· Reajuste de no mínimo 6 % – somando-se o reajuste de 4,18% no salário básico com o de 6,5% sobre a tabela da RMNR – este reajuste garante uma média de 2% de ganho real em relação ao IPCA. Se considerarmos ainda as conquistas do PCAC os petroleiros da região alcançam um ganho real mínimo em torno de 9% neste ano.

· Abono de 80 % de um salário bruto com os devidos descontos

· Reajuste da AMS de 4,18%, menor que o reajuste total de no mínimo 6%.

· Reajuste nas tabelas dos benefícios educacionais de 8,36% e aumento dos percentuais de reembolso em mais 5%

· Compromisso de discutir uma formatação para o auxilio Ensino Superior para empregados e dependentes, criando uma comissão FUP/Petrobrás. A comissão considerará em seu estudo as particularidades deste nível de formação que prepara os jovens para o mercado de trabalho.

· Criação da Comitê Nacional de AMS, composto pela Petrobrás e pela FUP que discutirá gestão e equilíbrio financeiro entre outros temas da Assistência Médica. A FUP buscará através do comitê viabilizar a melhoria do serviço e o atendimento de pleitos históricos dos trabalhadores.

· Criação da Comissão Nacional para Aposentadoria Especial que discutirá e analisará o reconhecimento de condição de trabalho especial na Empresa, terá acesso a listagem de pessoas reconhecidas e garantirá a participação no monitoramento das condições ambientais.

· Garantia de correção dos critérios para atender aos anistiados pela comissão de anistia para aumento por mérito, contemplando com nível retroativo os relacionados no DO de 02/01/2007. Na Bacia de Campos são cerca de 350 beneficiados.

· Garantia de pagamento da HE para o pessoal em regime de Sobreaviso, com apuração diária e sempre que ultrapassar 12 horas de trabalho efetivo.

· Tratamento diferenciado para o dia de desembarque , com pagamento de HE sempre que ultrapassar 1 hora entre o horário de chegada e saída da unidade, e o compromisso de priorizar as trocas de turma no horário matutino.

· Suspensão da aplicação do sistema de conseqüências (GDP-SO) e anulação das punições já aplicadas. Compromisso de discutir uma campanha educativa com o sindicato.

· Apresentação de uma Carta a FUP garantindo o pagamento das diferenças devidas aos aposentados no processo de repactuação.

– Para os trabalhadores da Transpetro a empresa garantiu que o acordo coletivo eliminará as seguintes diferenciações em relação a holding:

· Garantia da AMS para os empregados que vierem a aposentar-se.
· Garantia de comissão e direito de defesa nos casos de demissão.

Clique aqui para ver um comparativo entre as propostas de 10/10 e 23/11