NOTA DO NF: Petroleiros dão grande mostra de mobilização neste domingo

Os petroleiros embarcados nas plataformas de petróleo no Norte Fluminense estão dando hoje uma grande demonstração de unidade e de mobilização. Após terem aprovado, na noite de ontem, os indicativos do Sindipetro-NF de rejeição da contraproposta da empresa e de instalação de Estado de Greve, a categoria decidiu ainda pela realização, durante todo este domingo, 21, de uma paralisação de emissão de PTs (Permissões de Trabalho).

A paralisação, que contou a adesão de 34 plataformas, é um protesto dos petroleiros contra a implantação do chamado GDP-SO, um sistema de conseqüências que estabelece punições para trabalhadores que não cumprirem procedimentos de segurança, como, por exemplo, o uso de um EPI (Equipamento de Proteção Individual). Para o sindicato, este sistema é uma forma de os gerentes controlarem seus subordinados mantendo-os sob a ameaça de punição, além de contrariar as diretrizes de segurança da Petrobrás, que afirma que a educação e a conscientização devem ser os instrumentos de promoção de segurança no local de trabalho.

O Sindipetro-NF tem orgulho em registrar as unidades que estão juntas neste domingo de mobilização, mostrando que, neste momento de Campanha Reivindicatória, a categoria continua forte e atuante. Não estão emitindo PTs hoje as seguintes unidades: P-07, P-08, P-09, P-12, P-17, P-18, P-19, P-20, P-23, P-25, P-26, P-27, P-31, P-32, P-33, P-35, P-37, P-38, P-40, P-43, P-47, P-48, P-50, PCE-1, PCH-1, PCH-2, PCP-1, PCP-2, PGP-1, PNA-1, PNA-2, PVM-2, PVM-3, PRA-1.

A mobilização no NF continua nesta semana com a realização, nas bases de terra, de Assembléias da Campanha Reivindicatória. Nas plataformas, a contraproposta apresentada pela Petrobrás foi rejeitada por 1056 votos, com dois contrários e quatro abstenções.

Estão de parabéns os petroleiros e petroleiras da Bacia de Campos. Como sempre, cientes da importância que têm nas lutas por dignidade e valorização do seu trabalho.

Imprensa do NF – 21/10/2007