FUP consolida mais uma conquista histórica: Reparação dos níveis será paga em folha suplementar, no dia 31/10

Da Imprensa da FUP

Após as cobranças da FUP na Comissão de Acompanhamento do novo PCAC, a Petrobrás concordou com uma folha suplementar de pagamento para implementar ainda este mês a reparação dos níveis. O pagamento será feito no dia 31 de outubro para todos os trabalhadores contemplados, cujos sindicatos assinaram o acordo do PCAC. Após analisar as fichas funcionais dos petroleiros que foram relacionados pelas unidades, o RH corporativo identificou 3.447 trabalhadores que deixaram de receber até quatro níveis entre primeiro de janeiro de 1995 e 31 de dezembro de 2002. Ou seja, a Petrobrás reconheceu que mais de 10% de seu efetivo sofreu perseguição política durante o governo Fernando Henrique Cardoso.

A Comissão de Acompanhamento dará continuidade à implementação das demais conquistas do PCAC. A FUP tem cobrado que a Petrobrás garanta a reparação aos trabalhadores de nível superior, que permaneceram sem promoção durante o governo FHC. A empresa tem se negado a reconhecer esse pleito, mas a Federação continuará cobrando.  Além de analisar os casos dos trabalhadores que não foram contemplados pela reparação dos níveis, a Comissão verificará agora se ainda há trabalhadores na empresa com mais de dez anos no mesmo cargo, enquadrados como júnior. Os casos identificados serão resolvidos, com o reenquadramento para pleno. A Comissão também fará o reenquadramento de todos os trabalhadores extra-plano.

A reparação dos níveis devidos pela Petrobrás aos trabalhadores é, sem dúvida, uma das mais emblemáticas conquistas da FUP e de seus sindicatos durante a negociação do novo PCAC. Milhares de petroleiros tiveram suas carreiras congeladas nos oito anos de perseguições e punições impostas por FHC, em conseqüência dos enfrentamentos que a categoria fez no período. As greves e mobilizações dos petroleiros foram fundamentais para impedir a privatização da Petrobrás e o endurecimento das políticas neoliberais de gestão da empresa, que tantos prejuízos causaram aos trabalhadores e à sociedade brasileira. Apesar das arbitrariedades deste período estarem sendo corrigidas, é permanente a disputa política com os setores da empresa que resistem às conquistas da classe trabalhadora. A força da nossa categoria, portanto, depende, cada vez mais, da nossa unidade.

PCAC da Transpetro: Pagamento começa dia 25/10

Os trabalhadores da Transpetro cujos sindicatos assinaram o acordo de PCAC até a semana passada, o pagamento das diferenças salariais referentes ao novo enquadramento, à implementação da RMNR e aos retroativos será feito no próximo dia 25. Os trabalhadores das bases do Amazonas e da Bahia, que assinaram o acordo de PCAC com a Transpetro esta semana, receberão no dia 25 o abono de 30%. As diferenças salariais frutos da implementação do novo plano serão pagas na próxima folha de pagamento, no dia 26 de novembro. Os trabalhadores do Paraná/Santa Catarina estão refazendo as assembléias referentes ao PCAC da Petrobrás e da Transpetro. No Ceará, as assembléias dos trabalhadores da Transpetro também estão sendo refeitas.