PCAC: Negociação com a Transpetro avança, mas FUP continua pressionando para garantir o abono e a RMNR

Nesta quinta-feira, 16, a FUP teve mais uma rodada de negociação com a Transpetro para garantir que o novo plano de cargos acompanhe todas as conquistas do PCAC garantidas na Petrobrás. A Federação ressaltou que há problemas na estruturação de algumas carreiras e também no processo de reenquadramento proposto pela subsidiária em relação ao que foi negociado e acordado com a Petrobrás. A FUP destacou a necessidade da subsidiária corrigir todas estas distorções e voltou a cobrar a implementação da Remuneração Mínima Regional (RMNR) e do abono de 30%, nos mesmos moldes do que foi garantido pela Petrobrás.

A Transpetro concordou em atender às reivindicações dos trabalhadores em relação à fusão das carreiras de automação e manutenção. A empresa também concordou com o avanço automático de dois níveis (puladinho) durante as promoções de Júnior para Pleno e de Pleno para Sênior. A subsidiária, no entanto, ainda não se pronunciou em relação à cobrança da FUP de revisão do processo de reenquadramento proposto, cujos efeitos são mais impactantes nas carreiras de manutenção e administração.

Próximos encaminhamentos – A FUP convocou um Conselho Consultivo (reunião da direção da Federação com um representante de cada sindicato filiado) para discutir com os sindicatos os próximos encaminhamentos na negociação com a Transpetro. A orientação da FUP é que o sindicatos enviem representantes para o Conselho que sejam, prioritariamente, da Transpetro.
O que já foi garantido pela Transpetro – A proposta do novo plano de cargos apresentada pela Transpetro garantiu até agora ganho mínimo de 3% para todos os trabalhadores; implantação das tabelas A e B; avanço automático de nível por antiguidade a cada 18 meses com progressão lateral, sem limitação de verbas e contra-indicações da gerência; retroatividade do plano a janeiro de 2007; o “puladinho” de Júnior para Pleno e de Pleno para Sênior; padronização dos descritivos dos cargos; fusão das carreiras de automação e manutenção.

Informe FUP – 16/08/2007